All for Joomla All for Webmasters

Notícias

Um motorista de aplicativo foi vítima de um assalto na noite de quarta-feira, 12 de março, por volta das 20h10min, em Ribeirão das Neves.
Três passageiros entraram no veículo na rua Tico-Ticos, bairro Vale Verde, e durante a corrida, anunciaram o assalto na rodovia BR-040, aproximadamente no km 511, sentido Belo Horizonte.
A passageira, que aparentava estar passando mal, começou a enforcar o motorista por trás, enquanto o passageiro da frente mostrava uma faca.
O motorista conseguiu reduzir a velocidade e se jogar do veículo em movimento, caminhando até o BSC Veneza.
Os assaltantes levaram o veículo, dois celulares e documentos.
A ação gerou perseguição na BR-040 com ajuda do helicoptéro da Polícia.

0
0
0
s2smodern

Notícias

Com a participação de cerca de 300 alunos de 25 escolas nevenses, a etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025 teve início nesta terça-feira, 11 de março. A cerimônia de abertura, realizada no Ginásio Henfil, na região central de Neves, reuniu alunos/atletas de escolas públicas e privadas, além de comissões técnicas e autoridades locais.
As competições, que seguem até o dia 18 de março, abrangem modalidades como handebol, futsal, basquete e vôlei, com os estudantes divididos em dois módulos:
Módulo I: alunos de 12 a 14 anos.
Módulo II: alunos de 15 a 17 anos.
Os alunos classificados nesta etapa representarão a cidade na fase microrregional do JEMG.
Atletas que participam do JEMG pela primeira vez na modalidade de Taekwondo, expressaram entusiasmo e expectativa por uma experiência enriquecedora, independentemente dos resultados. Os alunos também veem no JEMG uma oportunidade para se destacarem e para a cidade de Neves ganhar visibilidade em modalidades esportivas.
Sobre o JEMG
Os Jogos Escolares de Minas Gerais são o maior programa esportivo-social do país, com a participação de escolas públicas e particulares de todos os municípios mineiros. A competição é dividida em quatro etapas e dois módulos, abrangendo o ensino fundamental e médio.

0
0
0
s2smodern

Notícias

A Casa Semifusa realiza o primeiro Sarau no Ribeirão, o evento, que acontece nesta terça-feira, 25 de fevereiro, a partir das 19h, promete uma noite de celebração da literatura, poesia e música, com a participação de artistas renomados da região metropolitana de Belo Horizonte e microfone aberto para o público.

O evento terá a presença de poetas da região metropolitana, como a nova-limense, Nívea Sabino, e o nevense Will D. King.

Destaques da noite

O Sarau no Ribeirão contará com a presença de dois poetas de destaque:

✅ Nívea Sabino: Poeta, slammer e ativista social, natural de Nova Lima, Nívea é conhecida por sua poesia crítica e engajada, que aborda temas como gênero, raça e questões sociais. Vencedora de diversos prêmios, como o Slam Clube da Luta e o Prêmio Zumbi de Cultura, Nívea é uma das vozes mais importantes da poesia marginal brasileira.


✅ Will D. King: Poeta e editor, natural de Ribeirão das Neves, Will é co-fundador do Espaço Cultural Amargem e integrante da banda OhTremBlues. Sua poesia, marcada pela experimentação e pela conexão com a música, dialoga com a cultura da periferia e a produção independente.

Além do Bimgô Poético, com os poetas Digô MC e Bim Oyoko.


Microfone aberto

Além dos poetas convidados, o Sarau no Ribeirão oferece um espaço para que o público possa compartilhar seus próprios talentos. O microfone estará aberto para quem quiser declamar poesias, apresentar textos literários ou simplesmente expressar sua arte.
Um espaço de encontro e resistência
Criado em 2012, o Sarau no Ribeirão é um evento mensal que já percorreu diversos espaços da cidade, como praças, casas de cultura, bibliotecas públicas e bares. O objetivo do projeto é incentivar a leitura, promover a cultura e dar visibilidade aos artistas locais, mesclando textos de autores consagrados com a produção independente.

0
0
0
s2smodern

Notícias

Cidade fica quase toda semana sem água. De acordo com a Copasa, o abastecimento foi interrompido para a realização de uma manutenção emergencial.
Essa não é a primeira vez que a população de Ribeirão das Neves enfrenta problemas com a falta d'água. Nos últimos meses e semanas, diversas interrupções no abastecimento foram registradas, afetando os moradores.
As causas para a falta d'água são diversas, incluindo manutenções emergenciais, problemas na rede de distribuição e o período de estiagem. No entanto, a recorrência do problema tem gerado insatisfação e preocupação na população.
A falta d'água tem causado transtornos para os moradores, que precisam recorrer a alternativas como o armazenamento em caixas d'água ou a compra de galões de água mineral. Além disso, a interrupção no abastecimento pode afetar o comércio e a indústria local.
Diante da situação, a população tem cobrado da Copasa e das autoridades uma solução para o problema da falta d'água. É necessário que sejam feitos investimentos na rede de distribuição, para evitar manutenções emergenciais frequentes, e que sejam tomadas medidas para garantir o abastecimento em períodos de estiagem.
Enquanto uma solução definitiva não é encontrada, os moradores sofrem.

0
0
0
s2smodern

Notícias

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, deu início às inscrições para novos estagiários que atuarão na área de inclusão. O programa de estágio é uma iniciativa que busca fortalecer o atendimento educacional e social, garantindo suporte adequado para alunos com necessidades específicas.
Os interessados devem estar regularmente matriculados nos cursos de Pedagogia, Educação Física e ou demais Licenciaturas, Psicologia e Serviço Social, em uma das faculdades conveniadas ao município: Unifacvest, Anhanguera, Pitágoras e Unopar.


Os estagiários selecionados terão a oportunidade de contribuir para a inclusão educacional e social no município, adquirindo experiência prática e desenvolvendo habilidades fundamentais para sua formação profissional.

Como se Inscrever?


Para realizar a inscrição acesse o link: https://forms.gle/d8EYtL33XxxvshqVA
Não perca essa oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas crianças e desenvolver sua carreira profissional!

0
0
0
s2smodern

Notícias

Cerca de 90 aprovados no concurso público da educação tomaram posse nesta quinta-feira (16) em Ribeirão das Neves.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e contou com a presença do prefeito Túlio Raposo, da secretária de Educação Dolores Kicila e de servidores da prefeitura.
Os novos profissionais irão atuar como pedagogos, pedagogas, secretários e secretárias escolares, sendo lotados em 63 escolas do município.
De acordo com a Prefeitura, "a chegada deles reforça o quadro escolar, especialmente neste período de volta às aulas, que contará com cerca de 32 mil alunos na rede municipal de ensino".

0
0
0
s2smodern

Autoria e motivação são desconhecida

Quatro pessoas ficaram feridas após um tiroteio em um bar no bairro San Marino, em Ribeirão das Neves.
As vítimas são dois homens, de 21 e 27 anos, e duas mulheres, de 31 e 51, que foram socorridos.
Conforme a Polícia Militar (PM), o jovem de 21 anos foi baleado na região escrotal. Ele foi socorrido ao hospital São Judas Tadeu, no bairro Status, também em Ribeirão das Neves. Além disso, estava com um mandado de prisão em aberto, expedido em 5 de dezembro, relacionado a um processo criminal por furto.

O homem de 27 anos estava com duas marcas de disparo na coxa e, segundo os militares, apresentava fala desconexa. Ele também foi socorrido ao hospital São Judas Tadeu.

As duas mulheres, uma de 51 anos e outra de 31, estavam com ferimentos na coxa, virilha e braço e foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Justinópolis.
As vítimas não souberam informar a autoria e motivação do crime, que será investigado pela Polícia Civil.

0
0
0
s2smodern

Anderson Barbosa de Siqueira foi filmado atirando contra Gabriel Ângelo Oliveira Araújo, em Ribeirão das Neves, após atropelamento de cão

O ex-policial penal acusado de matar a tiros o estudante Gabriel Ângelo Oliveira Araújo, em agosto de 2023 vai a júri popular em novembro. A data foi determinada nesta quarta-feira (25) pela juíza Fernanda Chaves Carreira Machado, da 1ª Vara Criminal de Ribeirão das Neves.

Anderson Barbosa de Siqueira, de 38 anos, foi filmado atirando contra a vítima, que teria atropelado um cachorro no bairro São Pedro, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O vira-lata que teria motivado o ex-policial a matar o estudante era de rua e sobreviveu ao acidente.

Na decisão de julho deste ano que determinou o julgamento, a magistrada trouxe relatos de testemunhas, além de reconhecer que ‘não há no momento qualquer causa que exclua’ as suspeitas contra o réu. A juíza também negou a soltura do detido, que segue recolhido no Presídio de Jaboticatubas.

No documento, a magistrada cita a alegação feita pela defesa de que o ex-policial seria mentalmente incapaz de entender o caráter criminoso do que cometeu por uma possível doença mental, além de relatar que o réu faz acompanhamento psiquiátrico, usa remédios controlados e teve dois surtos durante o presídio. A defesa tenta desclassificar o crime.

Anderson vai a júri popular pelos crimes de homicídio qualificado (‘motivo fútil’ e ‘recurso que dificultou a defesa da vítima’) e tentativa de homicídio qualificado pelos mesmos itens citados. O julgamento está marcado para o dia 14 de novembro às 9h.

Estudante morto em Ribeirão das Neves
O estudante de turismo Gabriel Ângelo Oliveira Araújo, 26 anos, foi morto com vários tiros à queima roupa na noite do dia 6 de agosto, no bairro São Pedro, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo familiares, ele passou o dia em uma cavalgada com a família e voltava para casa junto com um primo, uma tia e um amigo.

Segundo versão de uma das testemunhas, em determinado momento, quando eles já se aproximavam da casa da tia, um cachorro passou na frente do veículo e acabou sendo atropelado. A testemunha disse que o animal saiu correndo mancando, mas não morreu. Pouco depois, eles pararam para verificar o estado do carro e, neste momento, o motociclista se aproximou, perguntou quem atropelou o cachorro e, logo depois, fez os disparos.

0
0
0
s2smodern

A minuta do projeto de lei (PL) contendo o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) deverá ser enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais somente em 2025. Como informou o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Marcus Vinícius Meira Lopes, o documento está sendo construído de forma participativa, com representantes dos 34 municípios da RMBH e do Governo do Estado.
O gestor participou de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, nesta quinta-feira, 4 de julho, que integra a Prestação de Contas do Governo, no âmbito da Assembleia Fiscaliza. A reunião foi solicitada pelo deputado Cristiano Silveira (PT). Presidente dessa comissão, ele fez diversos questionamentos ao dirigente da Agência RMBH.
Marcus Lopes disse que o PDDI é constituído por três planos envolvendo a Região Metropolitana: de Mobilidade Urbana, de Segurança Hídrica e de Habitação de Interesse Social. Segundo ele, no caso do primeiro, já estão acontecendo reuniões para discutir, entre outras questões, a integração entre os municípios na área do transporte e a elaboração de um modelo de monitoramento do plano.
Ele informou também que o Plano de Segurança Hídrica conta com recursos do acordo de reparação da tragédia de Brumadinho (RMBH). O plano prevê quatro tipos de áreas prioritárias para segurança hídrica: proteção e conservação dos recursos hídricos, abastecimento de água, produção sustentável e prevenção de riscos e adaptação a eventos extremos. Serão gastos com o plano R$ 6,7 bilhões, a maior parte com obras.
O Plano de Habitação de Interesse Social também está em produção, partindo da constatação de que a Região Metropolitana tem hoje um deficit de 113 mil unidades habitacionais e conta com uma população de rua de 15 mil pessoas. Feito de forma participativa assim como os outros dois, esse último conta com a parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e de lideranças comunitárias, que participam de oficinas. A previsão de conclusão é o fim de 2024.
O deputado Cristiano Silveira indagou ao gestor o porquê de haver dois planos com finalidades parecidas, caso do PDDI e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e se não haveria concorrência ou incompatibilidades entre os dois.
Marcus Lopes respondeu que o PDUI é um instrumento de gestão das funções públicas de interesse comum, regulamentado em 2015 pelo Estatuto da Metrópole, posteriormente ao PDDI, criado em 2011. Segundo o gestor, o PDUI é basicamente o PDDI acrescido do macrozoneamento. Segundo ele, não haveria incompatibilidades entre os dois, que atingem de forma igual a população da RMBH, de mais de 5 milhões de habitantes.
As funções públicas de interesse comum contempladas no PDUI seriam: uso do solo metropolitano, habitação, transporte intermunicipal, sistema viário, sistema de saúde, desenvolvimento socioeconômico, gás canalizado, aproveitamento de recursos hídricos, saneamento básico, defesa contra sinistro e defesa civil, preservação e proteção do meio ambiente, cartografia e informações básicas e institucionalidade.

0
0
0
s2smodern

bg contorno