O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) promove, na próxima semana, no campus Ribeirão das Neves, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Neste ano, o tema é a bioeconomia: deversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.
O objetivo, segundo o IFMG, é aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.
A programação prevê atividade de 23 a 26 de outubro, com palestras, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos, além do desafio Hack a City e do e-Games.
Os interessados devem fazer a inscrição pelo Sympla. Veja a programação completa:
O projeto de incubadora de startups Neveslab, da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Ribeirão das Neves (ASPMRN), promove na próxima semana, dias 23 e 24 de outubro, o Hack a City, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Ribeirão das Neves.
O Hack a City é definido pelo uso da tecnologia para mudar uma cidade através de um desafio para jovens e empreendedores criarem projetos de impacto positivo, com o foco no desenvolvimento da cidade e dos cidadãos.
Serão dois dias de imersão para o público do evento. Na quarta (23), haverá a divisão dos grupos, definição do problema e apresentação prévia da ideia de cada um deles. Na quinta (24), acontece o desenvolvimento do projeto e a apresentação final. Em paralelo, será realizado também torneio de e-Games dos jogos Counter Strike, Free Fire e PES 2020. Os grupos serão definidos na quarta e as finais acontecem na quinta.
Mas corra, as inscrições já estão se encerrando: para o e-Games, até domingo (20), enquanto no caso do Hack a City, até o dia 23. Em ambos os casos, os interessados devem acessar o Sympla e garantir sua inscrição.
Debater os desafios para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em tempos de crise e discutir caminhos para o mercado tecnológico superá-la. A abordagem dessas questões será feita na abertura do evento "Planeta Inovação", que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) realiza, entre os dias 12 e 14 de agosto, no campus em Ribeirão das Neves.
O assunto será tratado pelo professor Ronaldo Pena, que é ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos responsáveis pela concepção do Parque Tecnológico de BH, durante palestra na segunda-feira (12), às 19h. Essa é só uma das diversas atrações previstas para os três dias de evento, que é aberto ao público e vai envolver estudantes de várias unidades do IFMG.
No dia 13, às 10h30, uma mesa-redonda discute o tema "Ciência e fé: um diálogo possível", que terá a participação do padre e professor da PUC do Paraná, Marcial Maçaneiro, que é editor-chefe da revista teológica internacional Pistis&Praxis e consultor teológico do Instituto Ciência e Fé. Também participa do debate o professor Osame Kinouchi, da Universidade de São Paulo (USP), que é físico e responsável pelo Anel de Blogs Científicos e pelo blog SEMCIÊNCIA. A discussão será mediada pelo professor João Ricardo, do Cefet-MG.
Dividido em áreas temáticas, os ecossistemas, o Planeta Inovação terá programação voltada também para a iniciação científica e a extensão, com apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do IFMG, além de atividades voltadas para o universo do empreendedorismo, da internacionalização e da cultura. Haverá mostra de robôs, palestra sobre aceleração de startups e a participação do vice-reitor do Instituto Politécnico do Porto, em Portugal, Carlos Ramos, que vai falar sobre os maiores programas de intercâmbio da União Europeia.
Na programação cultural, está prevista a apresentação de duas peças teatrais: "Deu a louca no rei" e "Galileu". Também vai rolar show musical e apresentações de ginástica artística com estudantes do IFMG.
O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas. Quem se interessar em participar, deve se inscrever pelo Sympla. A programação completa do evento está disponível no site www.ifmg.edu.br. O IFMG fica na Rua Taiobeiras, 169, bairro Sevilha, em Ribeirão das Neves.
Ribeirão das Neves está na 8ª colocação no ranking das "Cidades Amigas da Internet" de 2019, divulgado pela consultoria Teleco – Inteligência em Telecomunicações. A classificação é feita com base no estímulo a oferta de serviços de telecomunicações por meio de políticas e ações públicas de incentivos à implantação da infraestrutura, especialmente para a instalação de antenas de celular e internet móvel.
De acordo com a consultoria, o trabalho permite que as cidades verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos. Para a composição do ranking, são avaliados as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações de Rádio Base (ERBs) e redes subterrâneas ou aéreas.
Em 2018, o município estava em 46º lugar e, neste ano, pulou para o top 10, subindo quase 40 posições no ranking, que conta com cidades como São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campina Grande (PB) nas três primeiras posições, respectivamente. A capital Belo Horizonte está em 97º lugar na classificação da Teleco. O ranking completo está disponível aqui.
Ribeirão das Neves recebe na próxima semana o Lab Truck Tour. O projeto itinerante tem como objetivo colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo a partir das tecnologias de fabricação digital.
O carro itinerante estará na Cidade dos Meninos nos dias 3,4 e 5 de dezembro. A turnê tecnológica terá o foco na descentralização e difusão da cultura Maker, permitindo, por meio da oferta de oficinas, a sensibilização e capacitação de jovens com foco no desenvolvimento de projetos em eficiência energética pelos próprios alunos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura empreendedora.
As oficinas de sensibilização terão carga horária entre 1 e 3 horas, e as oficinas tecnológicas de aproximadamente 4 horas. O Lab Truck Tour estará aberto para visitação do público em geral. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.
O evento terá duas oficinas de sensibilização Maker, com 15 vagas cada, e duas oficinas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de Arduino (dispositivo que pode ser facilmente conectado a um computador, apenas com um cabo USB, permitindo aplicações a baixo custo), com dez vagas cada.
Programação das Oficinas:
Dia 03 de Dezembro Horário de funcionamento do Truck: 12h - 19h
Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h – 18h Dia 04 de Dezembro
Horário de funcionamento do Truck: 09h - 19h Oficina Maker: 9h – 12h30
Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h – 18h Dia 05 de Dezembro
Horário de funcionamento do Truck: 09h - 12h30 Oficina Maker: 9h – 12h30
Divulgação
Oficinas Tecnológicas em Eficiência Energética
Por meio dos instrumentos de programação inerentes ao uso do arduino, as oficinas buscam capacitar e formar os participantes, para a construção de projetos que conectam soluções em eficiência energéticas e em temas relacionados à sustentabilidade. O participante receberá conhecimento introdutório na tecnologia arduino, utilizando linguagem de programação “C”. Espera-se a construção de um protótipo associado ao universo da eficiência energética. Possui nível de complexidade médio.
Faixa Etária: a partir de 16 anos. Tempo de oficina: 4 horas.
Oficina Maker: Introdução à impressão 3D – protótipo foguete
O participante será introduzido ao conhecimento da impressão 3D e estará apto a entender a tecnologia, sua aplicabilidade e o funcionamento. A oficina é composta por dois momentos: parte teórica e parte prática. Na parte teórica, é descrito a linha do tempo da impressora 3D, os tipos de máquinas disponíveis no mercado e sua funcionalidade para o mundo atual. Na parte prática, o participante terá a oportunidade de construir um protótipo de um foguete que simula a operação de uma impressão 3D por camada (tecnologia FDM). Além disso, haverá uma impressora 3D no local em funcionamento para demonstração completa do ciclo de operação.
Faixa Etária: a partir de 12 anos. Duração de até 3 horas.
Quatro escolas de Ribeirão das Neves foram selecionadas para a segunda edição do programa Meu Primeiro Negócio. Ao todo, 400 instituições de ensino de ensino de 199 cidades mineiras foram contempladas.
A iniciativa, do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), em parceria com a Secretaria do Estado de Educação (SEE), vai atender nessa etapa alunos das escolas Pedro de Alcântara Nogueira, José Bonifácio Nogueira, Alessandra Salum Cadar e Manoel Martins de Melo. Outras quatro instituições da cidade estão na lista de espera. A previsão é que – no município - as aulas do programa comecem em agosto.
Em 12 semanas, alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais irão aprender e ter noção na prática da cultura empreendedora. Para isso, o programa proporciona aos estudantes a experiência prática em negócios, economia e gestão por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Dessa forma, os jovens terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com mais capacitação.
Ribeirão das Neves vai participar do programa Internet para Todos, que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade. O lançamento do programa foi feito pelo presidente Michel Temer nessa segunda-feira (12).
Em evento realizado em Brasília, Temer também sancionou o projeto aprovado no Congresso Nacional que libera R$ 2 bilhões para os municípios desenvolverem ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Compareceram na cerimônia 2.471 prefeitos, inclusive Junynho Martins (PSC), para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet com preço reduzido.
Pelas redes sociais, o chefe do Executivo nevense comemorou a assinatura do convênio. "Em breve Ribeirão das Neves terá internet de qualidade em todas as repartições públicas municipais", disse.
Segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, até esta segunda feira, quase metade dos municípios brasileiros (2.766) cidades concluíram o cadastro na plataforma e foram consideradas aptos para formalizar a adesão ao programa.
Após a assinatura da adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado.
O Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) realiza, na próxima sexta-feira (9), a partir das 16h, no campus em Ribeirão das Neves, a aula inaugural do curso "Instalador de Sistemas Fotovoltaicos".
Estão previstas a participação da secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, do reitor do IFMG, Kléber Glória, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) do Governo de Minas Gerais, Miguel Corrêa, além do diretor geral do campus, Charles Diniz.
Além da aula inaugural, a programação inclui palestra sobre as ações da Sedectes, por Márcio Rosa Portes; apresentação de vídeo sobre ações voltadas ao desenvolvimento de energias renováveis na rede federal, por Eline Nascimento; apresentação do EnergIF, por Robson de Oliveira; e a palestra "Perspectivas de Energia Fotovoltaica no Brasil", por Gustavo Buiatti, empresário do setor.
O IFMG fica na rua Taiobeiras, 169, bairro Sevilha B, em Ribeirão das Neves.
O desligamento do sinal analógico de TV foi concluído na região de Belo Horizonte no último dia 22 de novembro. No dia 7 de novembro, uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência aferiu que, naquela data, 94% dos domicílios não ficariam sem TV, pois estavam preparados para o sinal digital ou porque assistiam à programação de televisão transmitida por cabo ou satélite.
Mesmo com fim do sinal analógico, a Seja Digital continua na região para orientar a população e distribuir os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias de baixa renda. No total, cerca de 390 mil kits já foram distribuídos.
A distribuição de kits gratuitos teve início na região em meados de agosto e será encerrada nas próximas semanas. Para saber se têm direito ao kit gratuito, as famílias de baixa renda devem acessar sejadigital.com.br/kit ou ligar para 147 com o NIS (Número de identificação social) em mãos. "Esperamos que as famílias de baixa renda que ainda não retiraram o kit gratuito façam o agendamento nesses últimos dias", afirmou Deisy Feitosa, gerente regional da Seja Digital.
O Grupo de Implantação da TV Digital (GIRED) decidiu nesta terça-feira (7) propor ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que o desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte tenha início a partir desta quarta-feira (8) e prossiga até 22 deste mês. O grupo constatou que faltou apenas 0,7 ponto percentual para o atingimento do percentual mínimo de 90% de domicílios com sinal digital, para que o desligamento pudesse ser realizado.
Uma pesquisa do Ibope constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. A pesquisa foi realizada nos 39 municípios do entorno entre os dias 24/10 e 04/11. A amostra de Belo Horizonte contou com 1.078 entrevistas, e no entorno foram realizadas 1.526 entrevistas.
A Seja Digital é a entidade responsável por distribuir conversores de TV Digital e antenas de recepção às famílias beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal. Os interessados devem agendar a retirada do kit gratuito no site www.sejadigital.com.br/home.
As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal que estão recebendo kits gratuitos da Seja Digital, entidade responsável pela migração do sinal de TV no Brasil, podem concorrer a sorteios de R$ 2 mil. A promoção já premiou 25 pessoas na região de Belo Horizonte e três sortudas são de Ribeirão das Neves: Maria Cristina Miranda, Angélica Braz Apolinário, Carla Tatiane da Silva.
O sorteio extra, que será realizado em 3 de novembro, premiará outros cinco beneficiários com cartões pré-pagos no valor de R$ 2 mil. O nome dos vencedores será divulgado no site da Seja Digital.
Para participar da promoção Instalação Premiada, o beneficiário precisa instalar a antena digital e o conversor, equipamentos que compõem o kit. No final do processo de instalação aparece um código na tela da TV, que deve ser cadastrado no site sejadigital.com.br/concorra ou no telefone 147 (ligação gratuita). Informando o código, o beneficiário já estará participando do sorteio.
O sorteio extra será realizado poucos dias antes do desligamento do sinal analógico de TV na capital mineira e em outros 38 municípios do entorno, que acontecerá no dia 8 de novembro. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.
Ainda dá tempo de concorrer. Basta ligar 147 ou acessar sejadigital.com.br/kit para retirar e instalar o seu kit gratuito. Aproveite!
No próximo dia 8 de novembro, o sinal analógico de televisão será desligado na capital mineira e em outras 38 cidades da região, inclusive Ribeirão das Neves. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital.
Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital nos próximos 15 dias ficará sem ver TV.
As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 470 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.