Pesquisas mostram que abstenção pode ser recorde em Ribeirão das Neves
O número de pessoas que não irão votar ou não sabem em quem votar neste ano, aumentou relativamente em Ribeirão das Neves.
Em 2016, o percentual de abstenções era de 18,1%, o de votos em branco era de 7,0%, já o número de votos nulos se encontrava em 15% do eleitorado.
Atualmente, os dados de abstenção a partir de pesquisas eleitorais, se encontra no seguinte quadro:
De acordo com a pesquisa do DATATEMPO, no cenário estimulado (quando os nomes dos concorrentes são apresentados em uma lista ao eleitor), os votos definidos em Ninguém, Brancos e nulos, somaram 20,6% das respostas dos entrevistados, e 18,4% não souberam responder ou não sabem em quem votar.
No cenário espontâneo (quando os nomes dos concorrentes não são apresentados ao eleitor), a pesquisa mostrou que 47,6% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem vão votar para prefeito.
Já segundo a pesquisa da Itatiaia/Instituto Ver, as respostas demonstram que 26% dos eleitores em Ribeirão das Neves estão indecisos e outros 12% não pretendem votar em ninguém, anular ou votar em branco. Ainda no levantamento espontâneo, 47% responderam que não sabem em quem votar para prefeito de Ribeirão das Neves e outros 11% afirmaram não votar em ninguém.
A pesquisa SigDados por sua vez, revela no levantamento espontâneo que 59,83% dos entrevistados não souberam ou não responderam sobre seu candidato de escolha, e 13,33% dos eleitores declararam o voto como Ninguém/brancos/nulos.
O SigDados também avaliou a rejeição dos candidatos, e 41,17% das pessoas se abstiveram de uma resposta.