All for Joomla All for Webmasters

Saúde

A Prefeitura de Ribeirão das Neves divulgou um novo canal de comunicação para que a população denuncie situações de descumprimento das medidas sanitárias estabelecidas no decreto municipal que inclui o município na Onda Vermelha do Programa Estadual Minas Consciente de combate ao coronavírus.

De acordo com a administração municipal, os munícipes podem ligar para o telefone (31) 3627-6998, inclusive no sábado e domingo, de 8h às 20h. Além disso, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar podem ser acionadas pelos números 153 e 190, respectivamente.

A medida surge no momento em que a Polícia Militar tem feito inúmeras intervenções em festas clandestinas com centenas de pessoas no município.

Até o momento, conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (4), Ribeirão das Neves já registrou 565 óbitos e 15.970 casos confirmados pela covid-19, além de 30.648 casos suspeitos da doença.

0
0
0
s2smodern

Saúde

Ribeirão das Neves perdeu pelo menos 2.555 doses de vacinas contra a Covid-19 por causa da seringa utilizada no processo de imunização. A informação é da coordenadora de vacinação município, Viviane Pinheiro, em relato ao portal G1.

De acordo com Viviane, estão sendo utilizadas seringas de 3 mililitros, que não tem o mesmo aproveitamento do imunizante. "O governo de Minas comprou seringas compatíveis com qualquer vacina que a gente usa na rotina de sala de vacina. Mas especificamente da Coronavac, de alguns lotes para cá, em determinado momento, os frascos começaram a render nove doses", afirmou.

A bula da Coronavac, especificamente, indica a necessidade de seringas de 1 mililitro. No documento consta que, caso a seringa utilizada seja diferente de 1 mililitro, pode haver perda excessiva de volume e impossibilidade de retirada das dez dozes disponíveis no frasco.

A dose da Coronavac tem 0.25 mililitros. O Instituto Butantan envazava frascos com 6,2 mililitros, com uma sobra suficiente para recompensar eventuais perdas. Quando é utilizada a seringa adequada, é possível retirar até doze doses de cada frasco. Mas, em março, a Anvisa autorizou a redução da quantidade para 5,7 mililitros, o que diminuiu também a margem de sobra. Na oportunidade, diversas prefeituras reclamaram que não estavam conseguindo tirar dez doses de cada recipiente.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que enviou quase 12 milhões de seringas aos municípios, incluindo as de 1 ml com agulha 25X6, dentro das padronizações para aplicação da Coronavac, Pfizer e Astrazeneca, com o registro na Agência Nacional de Vigilência Sanitária (Anvisa) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

0
0
0
s2smodern

O Governo de Minas aprovou nesta semana a seleção de 47 municípios mineiros aptos a participar da segunda etapa de introdução da vacina Pfizer no estado. Ribeirão das Neves está entre as cidades selecionadas.

Nesta remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde, Minas Gerais 64.350 doses da fabrigante. A distribuição aos municípios terá início nesta sexta-feira (21) para as Unidades Regionais de Saúde (URSs), que irão repassar as doses do imunizante para os municípios.

Além das diretrizes do Ministério da Saúde, os critérios estabelecidos pelo Governo de Minas para cada município receber o imunizante da Pfizer são ter população acima de 79 mil habitantes, ter equipe capacitada para a administração da vacina e menor distância com a sede da Unidade Regional de Saúde (URS) por questões logísticas, dentre outros.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde está ministrando a aplicação da segunda dose da Coronavac para idosos com mais de 67 anos e os grupos com comorbidades específicas com idades entre 50 e 59 anos.

De acordo com o Vacionômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, já foram enviadas 83.443 mil doses ao municípios, sendo que já foram aplicadas 33.403 como primeira dose e 13.899 como segunda dose.

0
0
0
s2smodern

Casos suspeitos: 18.871

Casos confirmados: 5.692

Casos em presídios: 386

TOTAL DE CASOS: 6.078

Óbitos confirmados p/ Covid-19: 169

Casos curados: 5.245

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de
Ribeirão das Neves 
Última atualização: 30/12/2020

 

bg contorno