A cidade de Ribeirão das Neves, terá uma representante de peso no maior reality de sobrevivência do mundo. Andreza, natural de Anapu (PA) e moradora de Neves, está entre os dez brasileiros que encaram o desafio de sobreviver por 30 dias na savana africana, no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, na nova temporada de Largados e Pelados Brasil – exibida pela Discovery e HBO Max.
Única representante da região Norte do país no programa, Andreza já participou de uma edição na Argentina e agora volta à franquia enfrentando um dos cenários mais extremos do planeta. Sem roupas, comida ou água, a sobrevivente conta apenas com seu preparo físico, emocional e conhecimento sobre a natureza para seguir na disputa.
Além do espírito aventureiro, Andreza também é atleta de slackline e se mudou para Ribeirão das Neves em busca de se aprimorar na modalidade Trickline. Ela treina no maior centro de slackline do Brasil, sob orientação de Alisson Ferreira, campeão mundial e referência no esporte.
A estreia da temporada “A Tribo” será no dia 14 de setembro. A participação de Andreza representa não apenas uma conquista pessoal, mas também uma vitória para o Norte e para as periferias brasileiras que raramente têm seus talentos reconhecidos em rede nacional.
Siga: @dreza_slacklife
Estreia: 14 de setembro | Discovery e HBO Max
Neste sábado (06/09), a Praça Central será palco de um momento especial: a inauguração da Mega Loja Gigi Moda Plus Size, um empreendimento que representa muito mais que moda — é o reflexo de uma trajetória de superação, coragem e persistência.
A idealizadora do projeto, Gigi, é mãe solo e construiu sua caminhada enfrentando desafios profundos. Após a perda de um filho e um período de depressão, ela encontrou força na fé e no trabalho para se reerguer. Há duas décadas atuando com vendas de roupas, começou de forma modesta, atendendo clientes com cuidado e atenção, e foi conquistando sua clientela, peça por peça.
A primeira loja foi inaugurada em uma região afastada do centro, mas o atendimento humanizado e a valorização das mulheres fizeram o negócio crescer. Agora, com muito esforço, ela celebra a realização de um grande sonho: abrir uma loja ampla, acessível e pensada especialmente para o público plus size.
A Mega Loja Gigi Moda Plus Size promete oferecer representatividade, estilo e acolhimento — reforçando que beleza e autoestima cabem em todos os tamanhos.
A inauguração terá início às 10h, com um coquetel de boas-vindas. A comunidade está convidada a prestigiar esse marco e celebrar uma história inspiradora que prova que é possível transformar dor em força e sonhos em realidade.
O rapper Julietz, nascido e criado em Ribeirão das Neves, será uma das atrações do palco Quebrada no festival The Town, que acontece neste domingo (7/9), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O artista representará Minas Gerais e sua cidade natal ao lado de grandes nomes da cena do rap nacional.
Julietz conquistou a vaga no festival por meio da seletiva da Batalha da Matrix que fez parceria com a Batalha da Aldeia, uma das mais prestigiadas batalhas de MCs do Brasil.
Após uma performance de destaque, ele foi selecionado para compor o line-up do palco Quebrada, espaço voltado à valorização da cultura urbana e do hip hop periférico.
Com trajetória construída nas rodas de rima da Batalha da VNZ, Batalha do Parque Ecológico e da Batalha da Casa Semifusa, em Ribeirão das Neves, Julietz se tornou um dos nomes mais promissores da nova geração do rap mineiro.
O The Town, idealizado por Roberto Medina (criador do Rock in Rio), é um dos maiores festivais de música e cultura do país.
Realizado na “Cidade da Música”, uma área de 350 mil m² especialmente montada no Autódromo de Interlagos, o evento reúne artistas de diferentes gêneros e expressões culturais.
Os selecionados serão comunicados em até 10 dias após o fechamento das inscrições. A seleção será feita por uma comissão avaliadora, considerando originalidade da proposta, trajetória do proponente, afinidade com os temas do fórum e atuação em territórios peDurante participação no programa CNN Esportes, exibido no domingo, 31 de agosto, o ex-jogador Cafu, capitão da Seleção Brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002, surpreendeu ao revelar sua forte ligação com Ribeirão das Neves.
Cafu contou que passou parte da infância na cidade, mais especificamente na região de Justinópolis, onde seu avô era um conhecido raizeiro — vendedor de ervas medicinais — no Mercado Central de BH. Ele destacou com carinho a trajetória do avô e a influência da cultura mineira em sua formação.
O ex-lateral-direito também lembrou da época em que trabalhava como guardador de carros em frente ao Clube Minas Gerais, em Neves, durante festas de réveillon. “Eu ficava ali tomando conta dos carros das pessoas que iam para o clube.”, disse Cafu.
Cafu é um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, com duas Copas do Mundo no currículo (1994 e 2002) e uma trajetória marcada pela superação.
Assista a entrevista clicando aqui!
Polícia Militar (PM) encontrou agressor em casa horas depois do crime; vítima sofreu sangramento na cabeça
Um homem de 40 anos, trabalhador da Ceasa Minas, em Contagem, na Grande BH, terminou preso depois de tentar matar um colega, de 47 anos, na noite dessa quinta-feira (4).
Segundo o boletim de ocorrência que foi registrado pela Polícia Militar (PM), a confusão entre os dois, que aconteceu dentro do centro de distribuição, começou durante um jogo de cartas.
Depois de discutirem, o suspeito teria golpeado a vítima com um pedaço de madeira na cabeça. O homem atingido apresentou sangramento, mas foi levado ainda consciente para a UPA Ressaca.
Enquanto isso, os policiais receberam a informação de que o agressor estava em casa, no bairro Vale da Prata, em Ribeirão das Neves, também na Grande BH. Lá ele foi encontrado, e não resistiu a prisão.
Na versão dele, a vítima é quem ficou agressiva depois de perder no jogo, teria pegado o pedaço de madeira e batido na cabeça do autor, que então teria tomado o objeto do colega e o agredido.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF), publicou o Edital nº 06/2025 para um processo seletivo simplificado, com o objetivo de formar um cadastro de reserva de professores. Os profissionais atuarão no curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Assistente Administrativo, que será ofertado em Ribeirão das Neves, dentro do Programa Mulheres Mil.
O curso é direcionado a mulheres a partir de 16 anos que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. As aulas serão realizadas na Escola Municipal Pedro Fernandes da Silva Junior, no bairro Areias, em Ribeirão das Neves.
Detalhes da Vaga
A seleção busca professores bolsistas com graduação completa em Administração ou áreas afins. A remuneração por hora é de até R$ 50,00, com uma carga horária máxima de 20 horas semanais. O valor da bolsa está sujeito a descontos de INSS e IR. Os professores selecionados atuarão presencialmente e serão responsáveis por planejar aulas, avaliar estudantes, e participar de reuniões de coordenação.
Processo Seletivo e Cronograma
O processo seletivo é composto por duas etapas:
Análise de Documentos: De caráter eliminatório e classificatório, com pontuação máxima de 50 pontos. Para concorrer, é obrigatória a graduação em Administração ou áreas afins. Experiência profissional e docente serão pontuadas. O resultado parcial será divulgado em 9 de setembro, a partir das 13h.
Entrevista Virtual: Com valor máximo de 50 pontos, a entrevista avaliará a disponibilidade, o conhecimento sobre o programa, o conteúdo programático e a desenvoltura do candidato. A entrevista virtual acontecerá no dia 12 de setembro.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até as 23h do dia 8 de setembro de 2025. A documentação deve ser enviada em um único arquivo PDF.
O edital completo pode ser acessado em https://qualificacedaf.ufv.br/.
O Instituto Cultural Semifusa abriu inscrições para o edital de chamamento público do Fórum: Culturas Periféricas em Debate, que será realizado entre 17 e 19 de outubro de 2025 em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento busca selecionar palestrantes e oficineiros com experiência em projetos e ações culturais nas periferias, dando prioridade a agentes culturais, artistas, educadores e membros de coletivos que atuam em seus próprios territórios.
Estão disponíveis quatro vagas para palestrantes, que participarão de rodas de conversa sobre temas como políticas públicas para a cultura na RMBH e o circuito metropolitano de cultura, e três vagas para oficineiros, que conduzirão oficinas sobre elaboração de projetos culturais, uso de mídias digitais na promoção de carreiras artísticas e assessoria de imprensa para grupos e artistas.
As inscrições podem ser feitas de 1º a 10 de setembro de 2025, individualmente ou em grupo, desde que a proposta esteja alinhada ao edital. Cada candidato pode concorrer em até duas categorias, mas será selecionado para apenas uma. O processo exige histórico de atuação, descrição da proposta, portfólio em PDF e foto para divulgação.
Os selecionados serão comunicados em até 10 dias após o fechamento das inscrições. A seleção será feita por uma comissão avaliadora, considerando originalidade da proposta, trajetória do proponente, afinidade com os temas do fórum e atuação em territórios periféricos. O formulário de inscrição está disponível no perfil @coletivosemifusa e no site coletivosemifusa.org, clique aqui!
Suspeito de 30 anos causou dois acidentes, deixou três feridos e acabou internado sob escolta policial
Uma perseguição policial terminou com a prisão de um homem de 30 anos, em Ribeirão das Neves.
Ele avançou um sinal vermelho, bateu em um carro e, durante a fuga, causou outro acidente, deixando três pessoas feridas.
Sem condições de seguir de carro, o suspeito invadiu a casa de uma idosa, subiu na laje e caiu de uma altura de seis metros, destruindo parte do telhado.
Ele foi contido pela Polícia Militar e levado para o Hospital São Judas Tadeu, onde permanece internado sob escolta.
De acordo com a PM, o homem tem passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e clonagem de veículos.
Ele deve responder por direção perigosa, omissão de socorro e dano ao patrimônio.
Documento de 2025 já é obrigatório para veículos com placas finais 1, 2 e 3
A partir desta segunda-feira (1º), motoristas de Minas Gerais devem apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2025 em blitzes. A exigência começa para automóveis com placas de final 1, 2 e 3.
Segundo o governo estadual, o prazo para veículos com placas terminadas em 4, 5 e 6 vai até 30 de setembro. Já os de finais 7, 8, 9 e 0 devem ser regularizados até 31 de outubro.
Prazos do CRLV 2025 em Minas Gerais
Placas 1, 2 e 3 → até 31/8
Placas 4, 5 e 6 → até 30/9
Placas 7, 8, 9 e 0 → até 31/10
O documento pode ser apresentado em versão impressa ou digital. Ele está disponível pelo site da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, pelo MG App ou ainda no portal da Senatran.
Para emitir o CRLV, é necessário:
- quitar o IPVA;
- pagar a Taxa de Licenciamento Anual (TRLAV);
- não ter multas vencidas;
- estar sem restrições judiciais ou administrativas.
Conforme a Lei Estadual 25.070/2024, em fiscalizações, o condutor pode quitar débitos na hora e evitar a remoção do veículo. Para facilitar o processo, a CET-MG suspendeu por 60 dias a obrigatoriedade de conferência exclusiva em seus sistemas, permitindo que comprovantes alternativos de pagamento sejam aceitos. O prazo pode ser prorrogado até que os sistemas passem a registrar os pagamentos em tempo real.
O que é o CRLV?
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo comprova que o automóvel está regular e autorizado a circular conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Conduzir sem o CRLV válido é infração gravíssima e pode resultar em:
- multa de R$ 293,47;
- sete pontos na CNH;
- recolhimento do veículo para pátio credenciado.
Motoristas podem verificar pendências no site da CET-MG, na opção “consultar situação do veículo”. Caso haja débitos, o sistema gera as guias para pagamento.
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS