Moradores do bairro Neviana, em Ribeirão das Neves, estão enfrentando dificuldades para acessar atendimento médico básico. Segundo relatos, o posto de saúde da região está sem médicos há aproximadamente três meses, o que tem gerado indignação e preocupação entre a população.
Com a ausência de profissionais, os usuários têm enfrentado longas esperas, cancelamentos de consultas e a necessidade de buscar atendimento em outras unidades mais distantes. “A gente chega lá e só tem enfermagem. Não tem consulta, não tem receita, não tem encaminhamento. Estamos desamparados”, relatou uma moradora que preferiu não se identificar.
A comunidade pede providências urgentes por parte da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde, já que a falta de assistência tem afetado principalmente idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Até o momento, nenhuma nota oficial foi divulgada pelas autoridades municipais sobre o problema.
Projeto chega à sexta edição com oportunidades em mais de 35 áreas e distribuição de vagas de acordo com as demandas regionais; neste ano, chatbot vai apoiar candidatos no processo de inscrição
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), abriu, nesta quarta-feira (10/9), as inscrições para a sexta edição do Trilhas de Futuro, uma das maiores iniciativas de formação técnica do país que, neste ano, vai oferecer 50 mil novas vagas em cursos totalmente gratuitos, disponíveis em diversas áreas do conhecimento.
O anúncio foi feito pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, em transmissão ao vivo pela Rede Minas. “A partir desta quarta-feira, o site trilhasdefuturo.mg.gov.br começa a receber as inscrições para a sexta edição do programa. Uma das novidades desta edição é que 50 mil vagas foram colocadas à disposição de vocês que estão espalhados em Minas Gerais como um todo”, informou o vice-governador.
“Neste ano, as oportunidades estão distribuídas em ainda mais municípios, chegando a 154 cidades com 110 cursos técnicos diferentes sendo oferecidos em quase 200 instituições cadastradas”, detalhou Mateus Simões.
O período de inscrições vai até o dia 23/9 e é voltado a estudantes o 2º e 3º ano do ensino médio, incluindo os matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas que já concluíram o ensino médio. Além da gratuidade, o projeto garante auxílio-transporte e alimentação, assegurando condições de permanência e conclusão do curso.
“Mais do que nunca, nosso objetivo é garantir que a educação básica, técnica ou superior de fato contribua para o projeto de vida dos estudantes e que eles enxerguem aplicabilidade no dia a dia”, disse o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
“O Trilhas de Futuro é um projeto prioritário que vamos continuar expandindo. Já tivemos uma série de estudantes que puderam mudar suas realidades e de suas famílias. É nessa direção que queremos seguir”, destacou.
Formação alinhada ao mercado
O Trilhas de Futuro reforça a integração entre educação e desenvolvimento econômico em Minas. A distribuição das oportunidades segue uma lista de priorização, que cruza municípios e cursos de acordo com a demanda regional, garantindo que a formação dos estudantes esteja conectada às principais ofertas de trabalho em cada localidade.
São cursos técnicos em mais de 35 áreas estratégicas como saúde, tecnologia, indústria, agropecuária e serviços. Entre as opções, carreiras como Mineração, Mecatrônica e Desenvolvimento de Sistemas podem alcançar salários de até R$ 9 mil, ampliando as perspectivas de empregabilidade e crescimento profissional dos mineiros.
Novidade nas inscrições
Os interessados devem acessar o site oficial do projeto e clicar na aba Estudantes. Cada candidato poderá escolher até dois cursos, sendo alocado em um deles conforme os critérios previstos em edital.
Uma das novidades desta edição é a inclusão de um chatbot no site do Trilhas de Futuro, que vai auxiliar os interessados durante todo o processo de inscrição. Com o recurso, será possível tirar dúvidas em tempo real e contar com o apoio de uma equipe para acompanhar cada etapa da candidatura.
Todas as informações sobre as próximas fases estarão disponíveis no site e também serão enviadas para o e-mail cadastrado.
Sobre o Trilhas de Futuro
O Trilhas de Futuro reafirma o compromisso do Estado em oferecer oportunidades concretas de capacitação e geração de emprego, aliando formação técnica de qualidade a perspectivas de futuro mais promissoras. O projeto oferece cursos técnicos gratuitos para estudantes do ensino médio e egressos, em parceria com instituições públicas e privadas credenciadas. O processo seletivo leva em conta a escolaridade e a rede de ensino do candidato.
Até o momento, o Governo de Minas já investiu cerca de R$ 2 bilhões no Trilhas de Futuro, que transformou a vida de milhares de famílias, formando quase 90 mil profissionais. Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 73 mil estudantes em formação, presentes em 267 instituições credenciadas.
A Casa Semifusa, espaço cultural localizado no bairro Sevilha B, em Ribeirão das Neves, será palco de mais uma edição da Batalha da Casa no próximo sábado, dia 13 de setembro, a partir das 19h. O evento, que já se consolidou como uma das principais batalhas de MCs da cidade, promete reunir talentos locais e amantes do hip-hop em uma noite de muita rima, disputa e representatividade cultural.
A competição contará com premiação em dinheiro: R500,00 para o campeão e R 300,00 para o vice, reforçando o compromisso da iniciativa em valorizar os artistas periféricos e fomentar a cena independente. Vários MCs já estão confirmados, e a disputa promete ser intensa.
Além da batalha, o público poderá curtir o pocket show da dupla Claudinha e Fiim, que trazem ao palco letras potentes e funks conscientes como “Muleque Cabuloso” e “Se Bater de Frente”.
Serviço:
- Data: 13 de setembro (sábado)
- Horário: A partir das 19h
- Local: Casa Semifusa – Rua Cataguases, 73, Sevilha B – Ribeirão das Neves
- Entrada: Gratuita
Mais informações: @batalhadacasasemifusa @coletivosemifusa @casasemifusa nas redes sociais.
No próximo 13 de setembro (sábado), Ribeirão das Neves recebe o evento Hot Love – Um Evento Inesquecível, com entrada gratuita e programação para toda a família.
A partir das 9h da manhã, o estacionamento do Estádio Ailton de Oliveira (Arena Ribeirão) será palco de ações sociais e recreativas.
O evento contará com:
- Sorteio de uma bicicleta elétrica zero km
- Sorteio de outras bicicletas
- Distribuição de cestas básicas por família
A iniciativa é organizada pela Hot – House of Truth com apoio de parceiros locais, e promete proporcionar um dia de alegria, inclusão e esperança para a comunidade.
Participe!
É gratuito, solidário e pode transformar seu dia — e quem sabe, você ainda sai pedalando uma bike nova!
Projeto oferece cursos gratuitos, acolhimento psicossocial e educação financeira e empreendedora para contribuir com a autonomia feminina e independência econômica. Os cursos serão realizados em Ribeirão das Neves e terão início em outubro. As inscrições já estão abertas.
O Instituto Marina e Flávio Guimarães, mantido pelo Grupo Bmg, inaugura em outubro a Casa Marina, um projeto social diferenciado que nasce com a missão de transformar vidas por meio da capacitação profissional e do acolhimento humano.
Localizada em Ribeirão das Neves, na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, obra do Sistema Divina Providência, a Casa Marina abre suas portas para mulheres que enfrentam desafios sociais, econômicos e pessoais e que desejam construir novas trajetórias com dignidade e autonomia.
No local, mulheres a partir dos 18 anos terão acesso a cursos profissionalizantes de Corte e Costura, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure e Cuidador de Idosos. Além disso, haverá oficinas de educação financeira e empreendedorismo e suporte psicossocial. Tudo pensado para promover o desenvolvimento integral e a independência econômica.
“Acreditamos que toda mulher carrega dentro de si um potencial transformador. A Casa Marina nasce para ser o lugar onde esse potencial é despertado, fortalecido e impulsionado. Ao oferecer capacitação, acolhimento e ferramentas para a autonomia, estamos não apenas formando profissionais, estamos construindo futuros mais justos, dignos e cheios de possibilidades”, afirma Rosana Aguiar, diretora-executiva do Instituto Marina e Flávio Guimarães.
A primeira unidade da Casa Marina inicia suas atividades em outubro, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Os cursos terão duração de três meses. Ao todo, serão oferecidas mais de 380 vagas. As inscrições para participar dos cursos vão até 19/9 e devem ser realizadas presencialmente.
RAIO-X DA CASA MARINA
- Cursos profissionalizantes: Corte e Costura, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure e Cuidador de Idosos
- Preparação e empregabilidade: oficinas sobre Educação Financeira, Empreendedorismo e Inclusão Digital
- Estrutura: cursos com duração de 3 meses, turmas manhã e tarde, com 16 vagas em cada. Total de 384 vagas
- Parceria: Sistema Divina Providência
SERVIÇO
Público-alvo: mulheres a partir de 18 anos
Cursos disponíveis: Cabeleireiro, Corte e Costura, Manicure e Pedicure e Cuidador de Idosos
Local de inscrição (presencial): Rua Seicidio Jorge Ricardo, 250 – Bairro Santa Paula (ao lado da Escola CAIC)
Documentos necessários: cópia do RG, CPF e comprovante de residência
Horário de matrícula: 7h30 às 11h e 13h às 16h30
Prazo final de matrícula: 19/9
Início dos cursos: 10/10
Horário dos cursos: manhã das 7h30 às 11h30; tarde das 13h às 17h
Telefone para contato e informações: (31) 3614-9157
SOBRE O IMFG
O Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG), fundado em 2022, é uma das mais importantes iniciativas do Grupo Bmg. Inspirado no legado de solidariedade de Marina e Flávio, o IMFG centraliza as ações sociais do Grupo, ampliando oportunidades e promovendo um futuro digno para um número cada vez maior de pessoas. Em 2024, impactou mais de 48 mil pessoas e apoiou 26 projetos focados em inclusão e desenvolvimento social, reafirmando seu compromisso em gerar impacto positivo e duradouro. Saiba mais no site: www.institutomfg.com.br.
Segundo vice-governador, substitutivo tem o objetivo de deixar claro que privatização se dá exclusivamente para a adesão ao Propag.
O governo de Minas encaminhou nesta terça-feira (9) para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o texto substitutivo ao projeto que prevê a privatização da Copasa, a Companhia de Saneamento do estado. A estimativa é que o valor da estatal seja de R$ 4 bilhões.
A discussão faz parte da adesão de Minas ao Progag, programa para pagamento de dívida do estado com a União. Ainda não há data definida para o novo texto ser analisado pelo plenário da Assembleia. Ao todo, 14 projetos relacionados à proposta foram enviados pelo governo ao Legislativo: cinco já foram aprovados e outros nove estão em discussão.
Nesta terça, o Comitê que discute o Propag se reuniu no Banco de Desenvolvimento de MG para debater o novo projeto.
Segundo o vice-governador, Mateus Simões (Novo), que participou da reunião, a mudança trazida para o novo texto visa deixar claro que a privatização vai acontecer exclusivamente para a adesão ao Propag. Segundo ele, o projeto anterior era apenas uma autorização para venda da companhia.
"Estamos [agora] fazendo um ajuste no projeto para que ele seja um projeto de privatização com reversão dos valores para o Propag, de forma que fique claro para os deputados que se eles aprovarem a privatização [...], todos os valores tenham que ser revertidos para liquidação do valor da dívida ou para o pagamento daquelas obrigações que nós vamos ter que passar a cumprir a partir de janeiro do ano que vem de investimentos obrigatórios", afirmou Simões.
"Esta é a grande diferença: nós estamos mudando a destinação, ou carimbando a destinação do dinheiro da Copasa", declarou o vice-governador.
Dívida estimada em R$ 165 bilhões
A expectativa do governo é que a privatização da Copasa possa contribuir com o pagamento da dívida com a União, estimada em R$ 165 bilhões.
O Propag prevê o parcelamento da dívida do estado em até 30 anos, com possibilidade de juros zerado dependendo da contrapartida que o estado oferecer à União.
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) publicou, nesta terça-feira (9), o edital para o concurso público que oferece 30 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, para cargos de nível superior. Os salários iniciais chegam a R$ 12.502,85.
As oportunidades são para Analista de Controle Externo em diversas especialidades, como Direito, Ciências Contábeis, Engenharia, Ciência da Computação e Ciências Atuariais. Há também vagas para arquivista, bibliotecário, comunicador social, psicólogo e médico.
Inscrições, provas e benefícios
As inscrições estarão abertas de 10 a 21 de novembro de 2025, exclusivamente pelo site do Cebraspe, banca organizadora do certame. A taxa de inscrição é de R$ 180,00.
O concurso terá provas objetivas e discursivas, que serão realizadas no dia 25 de janeiro de 2026, em Belo Horizonte.
O IFMG Campus Ribeirão das Neves acaba de tornar público o edital n°910/2025 que dispõe da abertura do processo seletivo para o curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional (Pós-Graduação Lato Senso) que oferta 35 vagas, sendo 19 para ampla concorrência e 16 reservadas para ações afirmativas, contemplando candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme legislação vigente. Os interessados tem de 1° à 31 de outubro de 2025 para realizar a inscrição que ocorre exclusivamente por formulário eletrônico.
O curso, com início previsto para 6 de fevereiro de 2026, com carga horária de 450 horas distribuídas ao longo de 18 meses, com aulas às sextas-feiras (19h às 22h) e aos sábados (9h às 14h). Os participantes deverão elaborar e defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado por um professor do IFMG, para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional.
A seleção será realizada em duas etapas: análise de títulos e análise de memorial descritivo da experiência acadêmica e profissional. O resultado final do processo seletivo será divulgado em 24 de novembro de 2025..
A taxa de inscrição é de R$ 70,00, e candidatos que se enquadram nos critérios de isenção poderão solicitar a gratuidade conforme o edital disponível aqui: https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/noticias/processo-seletivo-para-o-curso-de-especializacao-em-gestao-publica-e-desenvolvimento-regional
Para mais informações confira o edital ou entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Painel de Informações do Sistema Nacional de Emprego (Sine) abriu nesta semana um Feirão de Emprego para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e oferece 7.706 vagas, sendo 907 na capital mineira.
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), responsável pelo sistema, os interessados podem acessar as oportunidades em todas as unidades do estado. A plataforma permite filtros por região, cidades e ocupação, facilitando a busca dos candidatos.
Na Grande BH, o maior número de oportunidades é para servente de obras, com 888 postos disponíveis. Na sequência, cargos de alimentador de linha de produção, com 737 vagas, pedreiro, com 493 e motorista de caminhão, com 487.
Para Pessoas com Deficiência (PCD), o painel também oferece oportunidades, com mais de 100 vagas abertas em diferentes funções.
Para se inscrever, basta acessar o Painel de Informações do Sine, disponível on-line ou procurar diretamente uma das unidades presenciais do serviço. A inscrição é gratuita e pode ser feita de forma rápida, bastando apresentar documentos pessoais.
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS