Cerca de 90 aprovados no concurso público da educação tomaram posse nesta quinta-feira (16) em Ribeirão das Neves.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e contou com a presença do prefeito Túlio Raposo, da secretária de Educação Dolores Kicila e de servidores da prefeitura.
Os novos profissionais irão atuar como pedagogos, pedagogas, secretários e secretárias escolares, sendo lotados em 63 escolas do município.
De acordo com a Prefeitura, "a chegada deles reforça o quadro escolar, especialmente neste período de volta às aulas, que contará com cerca de 32 mil alunos na rede municipal de ensino".
Decisão vem após onda de fake news e repercussão negativa; governo vai editar MP para garantir que sistema de pagamentos não será taxado. Haddad diz que 'estrago já foi feito' por desinformação
O governo federal recuou e decidiu revogar a norma da Receita Federal sobre monitoramento das movimentações financeiras, incluindo o Pix e outros meios como cartão de crédito, após a repercussão negativa e uma onda de notícias falsas, como a de que haveria cobrança de imposto nas transações.
A informação foi confirmada pelo secretário da Receita Federal, Robison Barreirinhas, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira.
— Nos últimos dias pessoas inescrupulosas distorceram um ato da Receita, causando pânico. Apesar de todo o nosso trabalho, esse dano é continuado. Por isso, decidi revogar esse ato — disse o secretário, ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).
Com a medida, a Receita passou a receber dados de transações das operadoras de cartão de crédito (carteiras digitais) e das fintechs para movimentações acumuladas acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas a partir de 1º de janeiro.
Isso valia tanto para o Pix como para outras formas de transferência de recursos. Antes, apenas bancos tradicionais eram obrigados a informar os dados.
Além das fake news, com informações falsas divulgadas até mesmo por líderes políticos e religiosos, golpistas aproveitaram o momento para tentar tirar dinheiro de quem usa o Pix. O governo federal já anunciou que pretende acionar a Justiça contra esses criminosos.
De qualquer forma, o Pix experimentou uma forte queda no número de operações nos últimos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou hoje que, apesar da revogação, o "estrago já foi feito" pela desinformação.
Governo editará MP
Além da revogação da Instrução Normativa (IN) da Receita Federal, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo vai editar uma Medida Provisória (MP) para garantir que o Pix não será taxado.
— A revogação do ato [da Receita] é para dar força para uma Medida Provisória que reforçará os princípios tanto da não oneração do Pix quanto das cláusulas de sigilo bancário — disse Haddad. — A MP equipara pagamento com Pix a pagamento em dinheiro. Lula está para assinar uma MP para reforçar gratuidade e sigilo do Pix.
Haddad disse que a MP vedará cobrança de valor diferente entre dinheiro vivo e Pix.
— Nós não queremos contaminação de fake news para discutir o que está na lei. Quer discutir o texto de lei? Vamos discutir. Mas inventar pretexto para querer mais uma vez manipular a opinião pública e deixar dúvida no ar enquanto tramita a Medida Provisória... — disse o ministro da Fazenda, citando o barulho feito pela oposição sobre o tema nas redes sociais. — O estrago está feito por esses inescrupulosos, inclusive senador e deputado federal agindo contra o Estado brasileiro.
O ministro disse que a revogação da norma foi decidida pelo governo para "evitar distorção". Ele reforçou que o governo vai buscar responsabilização judicial contra aqueles que espalharam notícias falsas sobre o tema ou promoveram golpes a partir das mudanças.
— Essas pessoas vão ter de responder pelo que fizeram, mas não queremos contaminar a tramitação da MP, até que de fato se esclareça no Congresso o que aconteceu nos últimos dias sobre uma coisa séria que a Receita está fazendo.
AGU quer 'blindar' o Pix
De acordo com Haddad, volta a valer o que estava em vigor nos últimos 20 anos, antes da instrução normativa. Ou seja, continuará havendo monitoramento de transações financeiras — inclusive, antes da regra revogada, eram movimentações acima de R$ 2 mil por mês.
— Mas a IN [instrução normativa], para não dar força às fake news, sai de cena para reforçar a gratuidade e o sigilo do Pix — disse Haddad. — Vamos dialogar com os governos estaduais para ter um regramento que atenda o país, não a esse ou aquele governo.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, acrescentou que o objetivo da MP é “blindar o Pix de mentiras”:
— Em razão desses crimes e golpes, determinamos que a AGU ainda hoje notifique a PF para a abertura de inquérito. Para investigar os autores da desordem da informação. É crime contra a economia popular. Estamos notificando também a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.
As informações são do Jornal O Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, sem vetos, nesta segunda feira, 13 , o projeto de lei que restringe o uso de celulares nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil
A proposta permite que os estudantes portem os celulares nas escolas, porém o uso será limitado.
A lei é válida para toda a educação básica ( da creche ao ensino médio), a medida tem 30 dias para ser regulamentada via decreto e a proibição começa a valer no início do ano letivo de 2025.
Pesquisas têm apontado nos últimos anos o prejuízo das telas para crianças e adolescentes. Com isso, ganhou força no País o consenso sobre os danos causados pelo uso do celular na aprendizagem e no desenvolvimento dos mais jovens.
Com a lei em vigor, o celular e aparelhos semelhantes com acesso à internet, como tablets e relógios inteligentes, não poderão ser usados durante as aulas, recreios e intervalos das aulas.
Porém, celulares e outros dispositivos ainda poderão ser usados para fins pedagógicos ou didáticos, mediante orientação dos professores, para promover a inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência, e para o atendimento a condições de saúde e a garantia de direitos fundamentais,emergências, ou motivos de força maior.
Conforme o projeto, as escolas deverão alertar e conscientizar os alunos sobre o sofrimento psíquico causado pelo excesso de telas e pela "nomofobia digital", o medo de ficar longe do celular, transtorno que pode causar ansiedade, depressão, isolamento e problemas físicos.
O local de armazenamento dos celulares (em mochilas ou locais específicos) irá depender da estrutura e capacidade de fiscalização de cada escola.
Segundo críticos, o projeto de lei contém brechas que permitiriam aos estudantes burlar a proibição sob argumentos como liberdade de expressão e poderiam, por exemplo, filmar professores.
O rapper nevense Julietzzz, conhecido por suas performances de tirar o fôlego nas batalhas da região de Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, deu um novo passo em sua carreira.
Em busca de desafios ainda maiores e de uma visibilidade nacional, o artista embarcou para São Paulo, onde passará os próximos três meses.
A capital paulista é reconhecida como o epicentro das batalhas de rima no Brasil, com eventos de grande porte e premiações que atraem os melhores MCs do país.
Julietzzz, com sua vasta experiência e talento, pretende aproveitar essa oportunidade para se destacar ainda mais no cenário do rap nacional.
"São Paulo é uma cidade que respira hip hop e oferece um ambiente propício para quem busca crescer como artista", afirma Julietzzz. "Acredito que essa experiência será fundamental para a minha evolução e para que eu possa alcançar meus objetivos."
Para acompanhar a jornada de Julietzzz em São Paulo e torcer por seu sucesso, siga o artista no Instagram: @julietzzz_.
Wesley Santiago, nevense natural de Ribeirão das Neves, na região de Justinópolis, realizou uma grande conquista assumindo mandato como Diretor da Associação Comercial e Empresarial no noroeste de Minas.
Wesley é Agrônomo com doutorado em Engenharia e professor de Empreendedorismo e Tecnologias Agrícolas na UFVJM em Unaí, ele utiliza sua experiência acadêmica e prática para fortalecer as cadeias produtivas da região.
Com foco no desenvolvimento do setor agrícola de Unaí, que possui o maior PIB agropecuário de Minas Gerais e o 25º maior do Brasil, a sua gestão promete impulsionar novas oportunidades e fomentar o progresso regional.
Sua trajetória e expertise demonstram o potencial dos profissionais formados em nossa cidade.
Com certeza, essa conquista trará ainda mais orgulho para Ribeirão das Neves.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o ESF Porto Seguro, o Centro de Educação Popular Integrada (CEPI) está oferecendo aulas gratuitas de ginástica para a comunidade a partir do dia 20 de janeiro.
As atividades acontecerão todas às segundas-feiras, às 15h30, na sede do CEPI, localizada na Rua Judith da Costa Gomes, 269, no bairro Porto Seguro.
As aulas serão ministradas pelo educador físico Fabrício Alves e são abertas para pessoas a partir dos 18 anos. A iniciativa visa promover a saúde e o bem-estar da população, incentivando a prática de atividades físicas regulares.
Para mais informações: 31 97192-3050.
A Gestores Prisionais Associados, empresa que gerencia a Penitenciária Pública Privada de Ribeirão das Neves divulgou oportunidades de emprego na unidade.
A empresa está com 11 vagas, Assistente Social Temporária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar Administrativo PCD ou reabilitados do INSS, Auxiliar de Manutenção, Banco de Talentos, Estagiário de Pedagogia ou Letras, Estagiário de Direito, Estagiário de TI, Monitor de Ressocialização Prisional, Professor (a) de História ou Artes e Professor de Ensino Profissionalizante.
Os benefícios e horário de trabalho variam de acordo com as oportunidades.
Como se candidatar:
Para participar do processo seletivo, os interessados devem acessar o site da GPA: https://vagasgpappp.gupy.io/. As inscrições são realizadas exclusivamente através da plataforma.
É o último dia do ano, e é bastante comum desejarmos uns aos outros um "Feliz Ano Novo". Há uma sensação palpável de possibilidade, de recomeços, mudanças e renovações. Para alguns, essa esperança é mais intensa; para outros, nem tanto. Ainda assim, na maioria das pessoas, existe um desejo profundo de felicidade.
Acredito que cada coração e mente dos cidadãos e cidadãs de Ribeirão das Neves, que embarcam no ônibus nas madrugadas e manhãs dos dias úteis e finais de semana, rumo a Belo Horizonte e outras cidades da RMBH para trabalhar, estudar ou se divertir, ou os que permanecem na cidade tentando sobreviver de alguma forma, desejam ser felizes.
Não há dúvidas de que as pessoas buscam incansavelmente a felicidade, cada uma carregando seus sonhos e desejos e lutando por eles todos os dias. No entanto, não quero focar aqui na felicidade individual, mas sim na coletiva. Gostaria de provocar uma reflexão sobre a felicidade da cidade como um todo.
É nosso direito refletir sobre nosso bem-estar, sobre se as coisas realmente vão bem ou não. Trago aqui o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB), elaborado pelo rei butanês Jigme Singya Wangchuck na década de 1970, e desde então utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
É possível medir o progresso da cidade a partir desta fórmula, que tem como base nove dimensões:
1) BEM-ESTAR PSICOLÓGICO: Avalia o grau de satisfação e de otimismo que cada indivíduo tem em relação à sua própria vida.
2) SAÚDE: Mede a eficácia das políticas de saúde, considerando critérios como autoavaliação da saúde, invalidez, padrões de comportamento arriscados, exercício, sono, nutrição, atendimento e etc.
3) USO DO TEMPO: O uso do tempo é um dos fatores mais significativos na qualidade de vida, especialmente o tempo para lazer e socialização com família e amigos.
4) VITALIDADE COMUNITÁRIA: Foca nos relacionamentos e interações nas comunidades, examinando o nível de confiança, a sensação de pertencimento, a vitalidade dos relacionamentos afetivos, a segurança em casa e na comunidade, a prática de doação e de voluntariado.
5) EDUCAÇÃO: Leva em conta vários fatores como participação em educação formal e informal, competências, envolvimento na educação dos filhos, valores em educação, educação ambiental, etc.
6) CULTURA: Avalia as tradições locais, festivais, valores nucleares, participação em eventos culturais, oportunidades de desenvolver capacidades artísticas, e a não discriminação por causa de religião, raça ou gênero.
7) MEIO AMBIENTE: Mede a percepção dos cidadãos quanto à qualidade da água, do ar, do solo e da biodiversidade. Os indicadores incluem acesso a áreas verdes, sistema de coleta de lixo, etc.
8) GOVERNANÇA: Avalia como a população enxerga o governo, a mídia, o judiciário, o sistema eleitoral e a segurança pública, em termos de responsabilidade, honestidade e transparência.
9) PADRÃO DE VIDA: Avalia a renda individual e familiar, a segurança financeira, o nível de dívidas, a qualidade das habitações, etc.
Quando adaptamos essas premissas para Ribeirão das Neves, notamos que estamos longe de um nível desejável de qualidade de vida e de uma felicidade coletiva plena, mas é importante seguir tentando e jamais deixar de cobrar as responsabilidades das autoridades eleitas. Que de 2025 em diante ninguém se contente com pouco.
Feliz ano novo!!!!
Fonte: http://www.felicidadeinternabruta.org.br/ - https://nupeat.iesa.ufg.br
A Fortlev, empresa que atua com soluções para armazenamento de água e possui participação no mercado de tubos e conexões em PVC, vai instalar, no primeiro trimestre de 2025, sua primeira unidade industrial em Minas Gerais, em Ribeirão das Neves.
A fábrica chega ao Estado com a proposta de ser uma das mais modernas do segmento.
O presidente da Fortlev, Eugênio de Vasconcelos Fulgêncio, afirma que a cidade foi escolhida devido à localização privilegiada, além da densidade demográfica e acesso rápido às principais rodovias do Estado.
“Minas Gerais é um Estado estratégico para a empresa, com um mercado em constante crescimento. Com 853 municípios, possui uma diversidade econômica e demográfica que demanda soluções personalizadas tanto para áreas urbanas quanto rurais.
A localização do município de Ribeirão das Neves ainda facilita a logística e permite atender com eficiência tanto o mercado mineiro quanto os estados vizinhos”, avalia Fulgêncio.
A unidade industrial da Fortlev em Ribeirão das Neves será a 9ª do grupo e contará com equipamentos desenvolvidos com as tecnologias mais avançadas do mercado para a produção de toda a linha da empresa.
Com informações do Diário do Comércio
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS