Crimes foram registrados nos bairros Tocantins e Florença
Dois homens foram mortos a tiros em Ribeirão das Neves,O primeiro homicídio aconteceu no bairro Tocantins por volta das 9h.
Duas horas depois, outro homem foi assassinado, desta vez no bairro Florença. Os crimes não tem relação.
A PM foi chamada na rua Gurupi, no Tocantins, em Justinópolis, por volta das 9h, onde um homem foi morto no meio da rua.
Duas horas depois, um homem de 37 anos foi morto com três tiros no peito na rua José Marcelo, no Florença. O assassino fugiu mas acabou deixando a moto no local do crime.
O corpo do homem de 36 anos foi achado nesta sexta-feira (22), em Ribeirão das Neves. As causas da morte ainda estão sendo apuradas.
Um detento foi encontrado morto, nesta sexta-feira (22), no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves.
Companheiros de cela de Igor Cristian da Mata Silva, de 36 anos, chamaram os policiais penais quando ele passou mal. Ao ser atendido, os agentes perceberam que ele não apresentava sinais vitais.
Um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte por parada cardiorrespiratória. O corpo dele não tinha sinais de agressão.
A perícia da Polícia Civil também esteve no local. As causas da morte serão investigadas.
O homem foi entrou no sistema prisional em junho de 2011 e estava preso no Inspetor José Martinho Drumond desde o dia 26 de janeiro de 2022.
Golpistas redirecionam vítimas para sites maliciosos onde roubam dados e dinheiros
Um golpe que está sendo disseminado em massa por todo o país que usa o nome do DETRAN é a nova “febre” entre os estelionatários: através de mensagem de texto no celular, os golpistas dizem que os condutores poderão ter suspensão o cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A fraude começa com o SMS alertando da suposta irregularidade no documento. As mensagens contêm links que, quando acessados, direcionam a pessoa para sites falsos que simulam o sistema do governo federal, o gov.br, e apresentam formulários ou boletos que pedem dados pessoais dos usuários. Além de pedir informações pessoais, os sites mostram supostas infrações cometidas e seus valores, com um campo com a opção “regularizar”.
O DETRAN informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas via Diário Oficial de Minas Gerais.
O órgão recomenda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais: Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do DETRAN do estado ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Também é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.
A Mercedes-Benz celebra um marco significativo ao fornecer 480 ônibus para a renovação da frota da Região Metropolitana de Belo Horizonte, representando 80% da aquisição total de 600 unidades para melhorar a qualidade do transporte coletivo urbano local.
A Mercedes-Benz reforçou sua presença no transporte coletivo urbano da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) com a venda de 480 ônibus para a renovação da frota da região. Esses novos ônibus, compostos por modelos das linhas OF e O-500, serão distribuídos entre 30 empresas de transporte que operam em sete consórcios da RMBH. Essa venda é parte de um esforço maior de renovação, que contempla um total de 600 novos ônibus, dos quais 480 já foram adquiridos pela Mercedes-Benz e o restante será adquirido em 2025.
Essa renovação é parte de um acordo celebrado pelo Governo de Minas Gerais com vários órgãos públicos, incluindo o Ministério Público de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, e a Controladoria-Geral do Estado. A assinatura deste acordo foi realizada em setembro deste ano e estabelece que as empresas concessionárias da RMBH continuarão o processo de renovação com a compra de mais 250 ônibus em 2025, o que representa 25% da frota atual de 2.400 ônibus que operam na região.
De acordo com Rubens Lessa Carvalho, presidente do Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano), o processo de entrega já está em andamento, com uma média de 150 ônibus por mês sendo programada para chegar a partir de dezembro. “Essas 600 unidades representam um avanço significativo na qualidade do transporte oferecido aos cidadãos da RMBH”, afirma Carvalho.
O impacto dessa renovação será notável, com as empresas operando 640 linhas em 34 municípios, transportando, em média, 570 mil passageiros por dia. A Mercedes-Benz se destaca como parceira confiável nesse processo, com sua longa história de participação no transporte público da região e um compromisso contínuo com a qualidade, segurança e eficiência operacional.
Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comemorou a participação da marca na renovação da frota de uma das regiões metropolitanas mais importantes do Brasil. Ele destacou os benefícios dos ônibus Mercedes-Benz, que se destacam pelo conforto, segurança, baixo custo operacional e rentabilidade para as empresas de transporte.
A Mercedes-Benz e sua parceira Minasmáquinas têm oferecido suporte contínuo às operadoras, garantindo a manutenção, reposição de peças e atendimento técnico necessários para manter os ônibus sempre em operação e alcançar as metas de transporte urbano de alta qualidade.
Por Lucimar Souza Fernandes
Avanços e desafios para Negros e Pardos Na Educação Brasileira
A Lei nº 12.519/2011 simboliza um marco na luta pela igualdade racial no Brasil, refletindo-se diretamente nas políticas educacionais. Contudo, mesmo após 13 anos de vigência, os dados sobre evasão escolar e acesso ao ensino superior indicam que ainda há um longo caminho a percorrer.
Zumbi dos Palmares, foi o líder do maior quilombo do período colonial brasileiro, e segue sendo um símbolo da resistência negra e da luta pela liberdade. Nascido em 1655, Zumbi dedicou sua vida à defesa dos direitos dos negros escravizados, combatendo um sistema opressor que negava sua humanidade. Sua morte, em 1695, não encerrou sua luta, que continua viva nos movimentos sociais e em políticas como a Lei nº 12.519/2011, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Hoje, sua batalha ecoa nas salas de aula, onde negros e pardos buscam não apenas acesso, mas também permanência e igualdade no sistema educacional. O que reforça que a luta é também pelos direitos humanos ao conhecimento, à ciência e ao desenvolvimento, independente da cor do aluno ou do professor.
Avanços Observados:
1. Cotas e Inclusão no Ensino Superior
Entre 2011 e 2024, a implementação de cotas aumentou a presença de negros e pardos nas universidades públicas, alcançando 50,3% em 2018.
Nas universidades privadas, com políticas de bolsas, a participação subiu, mas segue desigual (46,6%).
2. Redução da Desigualdade no Ensino Básico
A proporção de crianças negras e pardas matriculadas em creches aumentou gradualmente, embora ainda seja inferior à de crianças brancas.
Os Desafios que persistem:
1. Evasão Escolar
A taxa de evasão entre jovens negros e pardos no ensino médio é consideravelmente maior. Estima-se que, em algumas regiões, essa taxa seja quase o dobro da de jovens brancos.
2. Disparidades Regionais e Econômicas
Jovens de famílias mais pobres, muitas vezes negros ou pardos, têm mais dificuldade de concluir etapas fundamentais da educação, como o ensino médio. A taxa de frequência no ensino superior para jovens negros ou pardos é de apenas 18,3%, enquanto a de brancos alcança 36,1%
Fonte dos dados: http://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html
Os pardos e negros são matriculados conforme apontam os dados, mas na prática o que se vê é que eles não são a maioria na sala de aula. Mesmo que no Brasil, aproximadamente 56% da população se autodeclara negra, incluindo pardos (45,3%) e pretos (10,6%), de acordo com dados do IBGE.
A educação é uma ferramenta poderosa na redução das desigualdades raciais, mas os números mostram que a luta por equidade está longe de terminar. A evasão escolar, causada por múltiplos fatores estruturais, continua sendo um obstáculo significativo. O legado da Lei nº 12.519/2011 deve ser expandido com políticas que assegurem não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso de negros e pardos em todas as etapas educacionais.
Nossa responsabilidade é diária em relação a este tema, que gera impactos muito profundos na sociedade com consequências materiais e psicológicas que perduram entre várias gerações. Vamos aproveitar a data para refletir e agir em direção a luta iniciada pelo líder de Palmares em humanizar e libertar os negros escravizados e seus descendentes.
O coral formado pelas Vozes de Campanhã do Quilombo de Justinópolis, de Ribeirão das Neves, conduziu, na tarde desta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a um momento histórico no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Sob aplausos, música e muita emoção, foi entronizado na Sala dos Grandes de Minas o retrato de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), patrono das artes no Brasil e mestre do Barroco. Trata-se da primeira vez que um afrodescendente entra para a nobre galeria, na qual já se encontram, homenageados, Santos Dumont (1873-1932, o “Pai da Aviação”), Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792, expoente da Inconfidência Mineira) e ex-governadores de Minas Gerais, entre eles Juscelino Kubitschek (1902-1976) e Tancredo Neves (1910-1985).
Em 12 de setembro de 1972 a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Lei 5.984) oficializou o retrato do artista como oficial. Eis parte do texto: “Fica reconhecido como efígie oficial de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o retrato miniatura pintado a óleo por Euclásio Penna Ventura, que se encontra depositado no Arquivo Público Mineiro e de propriedade do Estado”.
"DÁ LICENÇA"
Ao som ritmado do coral (Campanhã é o antigo nome de Justinópolis), entoando "Aiê, dá licença!", o quadro foi conduzido pelo secretário Leônidas e pela desembargadora federal Mônica Sifuentes até a Sala dos Grandes de Minas. O presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), João Paulo Martins, explicou que o Palácio da Liberdade (1894), ex-sede do governo estadual e hoje equipamento cultural, foi o primeiro bem tombado pela instituição vinculada à Secult. "É um marco do poder, da mineiridade e da cultura", ressaltou.
Com a filha Annie, de seis anos, a professora Natany Louise Ferreira, de Ribeirão das Neves, destacou a importância da entronização: "O Dia da Consciência Negra mostra a resistência do povo negro, e ter um retrato de Aleijadinho, aqui, simboliza uma vitória.
Vítima teria "posição de destaque no tráfico", segundo testemunhas
Um homem de 35 anos morreu e uma mulher, de 28 anos, ficou ferida, após serem atingidos por disparos de arma de fogo no Bairro Santinho em Ribeirão das Neves. O fato foi registrado durante a noite dessa quarta-feira (20).
O casal de namorados estava a bordo de um veículo modelo FOX, quando foram cercados por pelo menos três motocicletas. Os ocupantes das motos atiraram diversas vezes na direção das vítimas. A mulher, ferida, permaneceu no carro.
Já o homem tentou correr, mas foi alcançado e baleado mais algumas vezes, vindo a óbito no local. Segundo testemunhas, ele era conhecido pelo envolvimento e liderança do tráfico de drogas na região, e há algum tempo estava escondido no Bairro Veneza, também em Ribeirão das Neves.
Um carro de passeio, um micro-ônibus e uma carreta acabaram batendo em Esmeraldas
Um motorista de aplicativo morreu e um passageiro ficou ferido em um acidente na LMG-432 com a MG-060, no trevo de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (19). A batida envolveu um carro, um ônibus e uma carreta, e ocorreu sob forte chuva, aumentando a complexidade das condições de tráfego na via.
Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima dirigia um Palio prata, que ficou com a parte frontal completamente destruída após a colisão. O motorista da carreta relatou que seguia em direção ao Centro de Esmeraldas quando o Palio colidiu com a traseira de seu veículo. Com o impacto, o carro rodou na pista e ainda se chocou contra um ônibus que vinha no sentido oposto.
O passageiro do Palio foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado a um hospital da região. A identidade da vítima fatal não foi divulgada até o momento.
A Polícia Civil compareceu ao local para realizar a perícia e coordenar a remoção do corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). O trânsito na LMG-432, que liga o Centro de Esmeraldas à BR-040 em Ribeirão das Neves, permaneceu bloqueado até cerca de 8h, quando a liberação gradual da via foi iniciada.
Ela foi detida ao tentar realizar uma compra utilizando falso comprovante de Pix
Uma mulher de 29 anos foi presa em flagrante pela Polícia Civil (PCMG), na última segunda-feira (18), após uma tentativa de golpe cometida em uma farmácia de Ribeirão das Neves.
Ela foi detida ao tentar realizar uma compra utilizando falso comprovante de Pix.
A equipe da 1ª Delegacia em Ribeirão das Neves foi acionada na manhã de ontem, diante da suspeita do possível golpe. De acordo com a Polícia Civil, a mulher pretendia adquirir medicamentos controlados e produtos de perfumaria apresentando um documento de pagamento aparentemente legítimo. Porém, após verificação por parte do estabelecimento, foi constatado que o comprovante do Pix era falso.
Para os policiais, a mulher alegou que o objetivo era adquirir medicamentos para uso pessoal, uma vez que utiliza regularmente remédios controlados. No entanto, ao ser questionada sobre a receita médica, ela apresentou um documento que, embora parecesse válido, continha os dados de assinatura eletrônica marcados para o dia 23 de novembro, enquanto o fato ocorreu no dia 18.
Diante disso, ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Plantão de Ribeirão das Neves, onde foi autuada pelo crime de estelionato. As investigações prosseguem a fim de apurar a origem do documento falsificado e possíveis envolvimentos em outros golpes.
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS