All for Joomla All for Webmasters

Ribeirão das Neves registra primeira morte suspeita de infecção por Coronavírus

Ribeirão das Neves registrou, nesta quinta-feira (2), a primeira morte com suspeita de Coronavírus. Trata-se de um idoso de 65 anos, morador do bairro São Geraldo, que estava internado no Hospital São Judas Tadeu.

De acordo com o atestado de óbito, a morte do paciente se deu às 18h42 dessa quinta-feira com diagnóstico de "Coronavírus COVID-19".

A Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que o caso é tratado como morte suspeita por Coronavírus e aguarda o resultado dos exames.

De acordo com a superintendente que cuida dos cemitérios municipais, Eliseu Lourenço, o corpo foi transportado até o Cemitério Senhor da Paz, na região central da cidade, em caixão lacrado e, por orientação da família, não houve velório. "Em nenhum momento nos foi comunicado pela Secretaria, não nos foi fornecido máscaras nem luvas", reclamou o administrador. 

Em comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o paciente deu entrada no Hospital no dia 2 de abril apresentando quadro geral bastante debilitado. Segundo avaliação médica, ele apresentava várias comorbidades, como hipertensão, diabetes e recebia tratamento de hemodiálise, e veio à óbito naquela noite. "Foi lavrada a devida declaração pelo médico de plantão informando como causa da morte: "Corona Vírus Covid-19”. Todavia, até a presente data, não há confirmação laboratorial de que o paciente estivesse infectado. Foi colhido material para exame de Covid-19 e estamos aguardando o resultado", diz o comunicado.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Augusto Vieira, que assina o comunicado, lamentou a divulgação da Declaração de Óbito sem prévia autorização. "A divulgação da DO - Declaração de Óbito, sem consentimento da família e/ou sem autorização da autoridade superior é ilegal e a Administração está tomando as devidas providências na apuração de responsabilidades".

Veja a íntegra do comunicado:

COMUNICADO OFICIAL

Circulou hoje (03/04/2020) nas redes sociais, de forma indevida, uma cópia de Declaração de Óbito onde se comprovaria o primeiro falecimento em nossa cidade em função da Covid-19, doença provocada pelo Coronavírus.
A Secretaria Municipal de Saúde, em face da repercussão do assunto, tem a informar o que se segue:
01 – A divulgação da DO - Declaração de Óbito, sem consentimento da família e/ou sem autorização da autoridade superior é ilegal e a Administração está tomando as devidas providências na apuração de responsabilidades.
2 – Paciente do sexo masculino, 64 anos de idade, deu entrada no Hospital São Judas Tadeu no dia 02 de Abril último apresentando quadro geral bastante debilitado.
3 – Segundo avaliação médica, o paciente apresentava várias comorbidades como hipertensão, diabetes e recebia tratamento de hemodiálise. À noite foi registrado seu óbito.
4 – Foi lavrada a devida Declaração pelo médico de plantão informando como causa da morte: “Corona Vírus Covid-19”.
5 – Todavia, até a presente data não há confirmação laboratorial de que o paciente estivesse infectado. Foi colhido material para exame de Covid-19 e estamos aguardando o resultado.

Lamentamos, em nome da família do falecido, que a situação tenha recebido este grau de exposição e reiteramos que estamos tomando todas as providências na apuração de responsabilidade.
Ribeirão das Neves, 3 de Abril de 2020
Rodrigo Augusto Rocha Vieira
Secretário Municipal de Saúde
Gestor do SUS Local

0
0
0
s2smodern

bg contorno