All for Joomla All for Webmasters

Duas mulheres com crachás de fiscais das eleições foram presas neste domingo (6) em Ribeirão das Neves. Elas estavam dentro de um local de votação portando as identificações de um partido político.
Segundo a Polícia Militar, as suspeitas, ambas com 36 anos, foram abordadas pela juíza eleitoral no interior da Escola Estadual Manoel Martins de Melo, no bairro Menezes.
Os crachás utilizados por elas as identificam como fiscais de um partido. De acordo com a Lei n° 9.504/1997, do Código Eleitoral, partidos, federações e coligações podem acompanhar e fiscalizar as fases da votação e apuração dentro das seções.
Mas a magistrada identificou que o nome inserido nos tais crachás não se tratava do delegado da sigla e acionou a PM.
Para os militares, as duas afirmaram que a juíza as abordou, disse ter recebido uma denúncia de boca de urna, tirou foto do documento de identificação delas e depois voltou com os policiais.
Elas foram encaminhadas para a Central Estadual de Plantão Digital da Polícia Civil (PCMG), onde foram ouvidas e liberadas. As PCMG informou que abriu um inquérito para apurar o caso.
Em outros locais de votação, houve muitas reclamações de boca de urna acontecendo livremente, recebemos durante o dia inúmeras denúncias, a Polícia não informou sobre a prisão de outras pessoas que estavam cometendo este tipo de crime.
Com informações do G1

0
0
0
s2smodern

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) divulgou neste domingo (6) o resultado das eleições para o cargo de vereador (a) para a Câmara Municipal de Ribeirão das Neves.
Na lista se destacam duas mulheres, Marcela Menezes (PT) e Isabella Guimarães (MDB), rompendo o ciclo de uma Câmara apenas de homens.
Outra novidade na lista são os "novatos", dentre eles Carrerinha (MDB) da região do Veneza, Estevão do Ranchin (Republicanos) da região do Sevilha, Luiz da Regional (PRD) da região de Justinópolis, Lincoln da Rede (Mobiliza) da região do bairro Liberdade,
Giovani do Sacolão (AGIR) e Ilânio Miranda (PSD) da região do Menezes e Bebeto (Cidadania) da região do bairro Areias.
Marcelo de Jesus que chegou a ser cogitado como vice do Túlio Raposo é o vereador mais votado da história de Ribeirão das Neves com 4.951 votos.
Destaque também para nomes que estão na Câmara mas não conseguiram se reeleger, dentre eles Samuel Campos (PSD), Messias Verissimo (PT), Léo de Areias (PL) e Pastor Celso (Republicanos). Valter Bento (PODE) não tentou a reeleição.


Veja abaixo quem são os eleitos:


Marcelo de Jesus - 4.951 votos
Claudinho Neves - 4.780 votos
Ramon Filho do Girico - 4.172 votos
Marcela Menezes - 3.918 votos
Edson Gomes - 3.427 votos
Renato Diretor - 3.413 votos
Weberson Diretor - 3.223 votos
Carrerinha - 2.902 votos
Estevão de Ranchin - 2.654 votos
Luiz da Regional - 2.425 votos
Lincoln da Rede - 2.412 votos
Isabella Guimarães - 2.396 votos
Mazinho da Quadra - 2.236 votos
Giovani do Sacolão - 2.223 votos
Pastor Dário - 2.219 votos
Ilânio Miranda - 2.154 votos
Diney Duarte - 2.140 votos
Bebeto - 1.677 votos

0
0
0
s2smodern

Túlio Raposo (PP) foi eleito na cidade no 1º turno. Ao fim da apuração das urnas, na noite deste domingo (6), o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) confirmou que ele teve 81,61% dos votos.
Vicente Mendonça (PT), principal oponente de Raposo na disputa, ficou em segundo lugar, com 13,06%, enquanto Diogo Fernandes (Novo) ficou em terceiro, com 5,33%.
Ele teve 108.757 votos, superando a marca do seu apoiador, Junynho Martins que em 2020 teve 72.679 votos. Desde 2020, Ribeirão das Neves está apta a ter segundo turno, por ter ultrapassado 200 mil eleitores, mas novamente não precisou de segundo turno para decidir sua eleição.

Quem é Túlio Raposo?
Túlio Raposo foi o candidato apoiado pelo então prefeito Junynho Martins (União), que ficou oito anos à frente da prefeitura de Neves. Ele tem Vanderlei Delei como vice.
O prefeito eleito em Ribeirão das Neves tem 36 anos e nasceu em Miradouro, na Zona da Mata mineira. Formou-se em Direito na Faminas, em 2011, e desde 2019 atua como secretário municipal de administração em Ribeirão das Neves.

0
0
0
s2smodern

Partidos políticos de Ribeirão das Neves fraudam a autodeclaração racial para cobrir metas a partir das cotas raciais, prática identificada como autodeclaração por conveniência.
Em uma consulta ao site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE, é possível identificar vários candidatos de Ribeirão das Neves se autodeclarando pardos/negros e burlando o sistema de cotas raciais, numa tentativa de complementar cotas e se favorecer das políticas afirmativas como maior fonte de recursos para promover campanhas eleitorais.
Isso significa que, quanto mais pessoas negras um partido colocar como candidatas, mais recursos ele terá para se divulgar. Essa condição existe para dar mais oportunidades para que pessoas negras participem da política e tenham mais representatividade nos governos, porém alguns partidos têm burlado esse sistema.
A autodeclaração racial é um processo pelo qual uma pessoa identifica a sua própria raça ou etnia, esse conceito é utilizado em contextos em que a raça ou etnia são relevantes.
Porém, para além da autodeclaração racial, em alguns casos é necessário a heteroidentificação, procedimento que confirma a condição de pessoa negra (preta ou parda), conforme os termos da Lei e da avaliação das características fenotípicas do indivíduo.
E em breve consulta no site encontramos vários candidatos burlando a autodeclaração.
O ato de fraudar a autodeclaração é crime eleitoral, que pode se configurar como violência política e vai contra o cumprimento das cotas e das políticas afirmativas raciais na disputa municipal, que tem o objetivo de assegurar maior participação de pessoas negras na política e nos cargos eletivos.
As fraudes podem ser identificadas através de análise da documentação, denúncias e investigações, e quando identificadas em algum partido, podem gerar diversas penalidades como anulação dos votos, cassação do registro, inelegibilidade dos envolvidos, multas e recálculo dos quocientes eleitorais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui jurisprudência consolidada sobre o tema e tem aplicado as penalidades previstas na lei de forma cada vez mais severa.

0
0
0
s2smodern

Candidato do PP tem 49% das intenções de voto, seguido por Vicente Mendonça, do PT, com 8%, e por Diogo Fernandes, do Novo, com 5%

O candidato do PP à prefeitura de Ribeirão das Neves, Túlio Raposo lidera as intenções de voto da pesquisa Itatiaia/Instituto Ver e venceria a eleição em primeiro turno se o pleito fosse realizado hoje.
O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (20) pela Itatiaia, mostra Túlio com 49% das intenções de voto, seguido por Vicente Mendonça, do PT, com 8%.
Em terceiro lugar aparece o candidato do Partido Novo, Diogo Fernandes, com 5%.
A pesquisa aponta que 26% dos eleitores em Ribeirão das Neves estão indecisos e outros 12% não pretendem votar em ninguém, anular ou votar em branco.
Considerando apenas os votos válidos, Túlio Raposo tem 79% das intenções de voto. Vicente Mendonça tem 13% e Diogo Fernandes tem 8%.
Na votação espontânea, quando os eleitores são perguntados em quem pretendem votar sem serem apresentados a opções de nomes, Túlio Raposo (PP) aparece com 31%. Junynho Martins, atual prefeito e que não disputou a eleição, foi citado por 3%.
O candidato do Novo, Diogo Fernandes, foi citado por 3% dos entrevistados, mesmo percentual do candidato do PT, Vicente Mendonça.
No levantamento espontâneo, 47% dos entrevistados falaram que não sabem em quem votar para prefeito de Ribeirão das Neves e outros 11% afirmaram não votar em ninguém.
A pesquisa ouviu 810 eleitores de Ribeirão das Neves, entre os dias 14 e 16 de setembro, e a margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95% e o número do registro é MG-9753/2024.

Na pesquisa Sigdados, Túlio Raposo (PP) tem 42,17% das intenções de voto na abordagem estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados. O adversário mais próximo, Vicente Mendonça (PT), tem 9,17% - são 33 pontos percentuais de diferença. Em terceiro aparece Diogo Fernandes (Novo), com 4,0%.

Os números do SigDados mostram que, excluindo votos brancos, nulos e os indecisos, Tulio Raposo venceria a disputa em Neves com 78% da preferência do eleitorado, Nesse cenário, sem segundo lugar ficaria Vicente Mendonça (16,6%) e Diogo Fernandes 7,2%.

O levantamento foi realizado em 12 e 13 de setembro, com 600 pessoas. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, sem apresentação dos nomes dos candidatos, o candidato do PP mantém a vantagem, com 21,83% das intenções de votos. O candidato petista e ex-vereador na cidade Vicente Mendonça está em segundo, com 2,83% e Diogo Fernandes do Novo, 0,50%. Não souberam ou não responderam representam 59,83% dessa amostra. Ninguém/brancos/nulos somaram 13,33% dos eleitores.

O atual prefeito Junynho Martins e Delei, candidato a vice-prefeito na chapa de Túlio Raposo, também foram mencionados por entrevistados na pesquisa espontânea e somaram 1,7% das intenções de voto.Vicente tem a maior rejeição

O SigDados também avaliou a rejeição dos candidatos e 26,17% dos entrevistados disseram que jamais votariam em Vicente Mendonça (PT). O candidato do partido do Governador Zema, Diogo Fernandes (Novo) foi rejeitado por 10,67% , empatado tecnicamente na margem de erro com Túlio (PP) 8,5%. Não rejeitaram nenhum dos candidatos 27,17%; rejeitaram todos 11,17% e não souberam ou não quiseram responder, 16,33%.

Independentemente da escolha do voto, 52,5% dos entrevistados acreditam na vitória de Túlio Raposo, enquanto apenas 4,33% acreditam que Vicente Mendonça vencerá. Outros 2% apostam em Diogo Fernandes. Não souberam ou não quiseram responder 41,17%.

0
0
0
s2smodern

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do RibeiraoDasNeves.net.

bg contorno