All for Joomla All for Webmasters

Médica é acusada de racismo contra paciente na UPA Joanico, em Ribeirão das Neves

Uma médica da UPA Joanico, na região central de Ribeirão das Neves, foi acusada nesta segunda-feira (20) de injúria racial. De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima é um homem, de 54 anos, que recebeu atendimento no local.

A filha do paciente acionou a polícia e contou que a médica sugeriu que o pai dela deveria receber "chibatadas" por não tomar a medicação da forma correta. Ainda segundo a mulher, a funcionária teria dito que o problema de hipertensão do paciente está relacionado com a cor da pele dele.

“Tá vendo? Você tem é uma escrava! Você merece tomar umas chibatadas na cara”, teria dito a médica. A frase foi registrada no boletim de ocorrência, a partir do relato da filha da vítima.

A filha da vítima ainda contou que a profissional fez o comentário depois do homem admitir que a companheira separava a medicação para ele, mas que, ainda assim, ele se esquecia de tomar no horário marcado.

A mulher ainda contou que a profissional esfregava a mão várias vezes no braço e, durante a consulta, chamava a atenção pelo fato da pele dela ser branca, enquanto a do paciente era negra.

O paciente confirmou a versão da filha e afirmou que, em dado momento, a médica o chamou de irresponsável por ser negro.

"O senhor é negro e é um irresponsável. Um irresponsável. Você viu quanto estava a sua pressão quando você chegou aqui?", teria dito a médica, a partir do relato do paciente à PM.

A médica negou os fatos. A servidora disse, no boletim de ocorrência, que abordou pai e filha para explicar o quadro clínico do paciente e explicou que o homem não estava tomando a medicação da maneira correta.

A profissional contou aos militares, ainda, que "de maneira científica e técnica", explicou ao paciente que deveria tomar mais cuidado com os limites da pressão arterial pelo fato de ser negro.

Os militares levaram os envolvidos para registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência.

0
0
0
s2smodern

bg contorno