Outubro chega trazendo um convite de prevenção contra o câncer de mama para as mulheres. É na faixa etária de 40 a 69 anos que se registra a maior incidência da doença, que é o segundo tipo de câncer mais frequente nas mulheres, mas que também atinge os homens.
De acordo com a Prefeitura, semanalmente são realizadas cerca de 250 mamografias em Ribeirão das Neves depois da instalação do mamógrafo no CEAE, antigo Centro Viva Vida, em Justinópolis. Antes do mamógrafo, o município tinha que fazer parcerias para ofertar o exame às mulheres no Outubro Rosa.
As mulheres interessadas em fazer a mamografia devem procurar o posto de saude mais próximo e solicitar o exame. A própria unidade agenda o exame, que é realizado no CEAE. Mulheres fora da faixa etária (menos de 40 e mais de 69 anos) que tiverem histórico de câncer de mama ou ovário em parentes de 1°grau também poderão realizar o exame pelo SUS. Basta procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar ao médico o encaminhamento para o exame.
O agendamento é destinado a mulheres residentes no município e os postos atenderão somente as pessoas cadastradas na Unidade; as que não forem cadastradas, mas residirem em Ribeirão das Neves, serão atendidas nas Unidades Básicas de Referência (UBR).
Mulheres de 40 a 69 anos devem fazer o exame com intervalo de um ano no minimo. Somente com indicação médica é que o tempo poderá ser inferior.
A campanha faz parte da mobilização do Outubro Rosa, que chegou ao Brasil na década de 90 e a cada ano consegue mais adesões em todo o país.