Foto: Raíla Melo / ALMG
A experiência uruguaia de legalização da maconha será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no próximo dia 16 de novembro. A proposta foi aprovada na Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, a requerimento do deputado Antônio Jorge (PPS).
A reunião será realizada com a presença de uma das maiores autoridades mundiais no assunto, o jurista Santiago Pereira, que exerceu importante papel no processo de regulamentação da legalização da droga no Uruguai, durante o governo de José Mujica.
Na justificativa que acompanha o requerimento, Antônio Jorge ressalta que o tema divide as opiniões e suscita o debate, seja sob o argumento de diminuir a violência resultante do tráfico de drogas ou mesmo para o tratamento de doenças.
Visita
Além da audiência pública sobre a experiência uruguaia da legalização da maconha, a Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas aprovou ainda a realização de uma visita, em data a ser marcada, ao Complexo Penitenciário em Parceria Público-Privada, em Ribeirão das Neves.