O dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo e neste ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), contagiada pelo espírito dos jogos olímpicos e paraolímpicos, quer mobilizar as pessoas a trocarem o cigarro por uma atividade física regular.
Com o slogan "Atitude gera saúde: troque o cigarro por uma vida saudável", a campanha está disponível na página www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel, no facebook, no blog, no twitter e no instagran da SES-MG. O objetivo é divulgar nas mídias sociais dicas para ajudar as pessoas a pararem de fumar, incentivar a prática de esporte, falar dos males provocados pelo cigarro e compartilhar histórias de quem conseguiu abandonar o vício.
Razões para parar de fumar não faltam. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.
O tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema); 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado); 25% das doenças coronarianas (angina e infarto) e 25% das doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).
Além disso, também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como - tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata.
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um dia depois de parar de fumar as mudanças no corpo e na mente já podem ser percebidas. Então, se uma pessoa parar de fumar hoje, amanhã os pulmões funcionam melhor e a oxigenação no sangue se normaliza.
Após um ano, o risco do infarto do miocárdio é reduzido à metade. E em 10 anos, o pulmão do ex-fumante será igual à de uma pessoa que nunca fumou. Confira outros benefícios de parar de fumar no blog da SES-MG.