A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Joanico Cirilo de Abreu, na região Cental, está abrigando uma Unidade de Referência da Dengue para facilitar o acesso dos pacientes ao atendimento de urgência. De acordo com a Prefeitura, a ação teve como objetivo identificar o mais rapidamente possível os pacientes com dengue e submetê-los ao tratamento em tempo hábil, antes que a doença avance e alcance um estágio que inviabilize sua cura.
Para isso, conforme o Executivo, a unidade de saúde dispõe de equipamento para realização do hemograma, exame que permite saber se o paciente contraiu a doença, que é feito na hora e em poucos minutos o paciente recebe o resultado.
O atendimento na Unidade de Referência da Dengue é emergencial e serão atendidas as pessoas que chegarem espontaneamente e os pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde. Tanto os pacientes espontâneos como os referenciados serão encaminhados para hidratação e farão exame de sangue.
Segundo o secretário de Saúde, Magdo Helder Marques, tendo em vista o crescimento do número de casos suspeitos da doença, já está sendo avaliada a abertura de uma outra unidade de atendimento da dengue, desta vez no Hospital São Judas Tadeu. "As regiões mais atingidas pelo Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zica e Chicungunya, são o Veneza, Florença e agora a região central", explicou.
A Unidade de Referência da Dengue na UPA Joanico Cirilo de Abreu, que fica na rua Antônio Miguel Cerqueira Neto, 244, bairro São Pedro, funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.