Os moradores de Ribeirão das Neves que forem às unidades de saúde até sexta-feira (4) poderão contar com o serviço de testagem rápida de HIV do Ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (ARDIP). A ação está sendo realizada em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nessa terça-feira (1).
De acordo com a Prefeitura, os testes serão aplicados a todos que nunca fizeram o exame e procurarem uma das 18 unidades de saúde. Aqueles que já fizeram o teste em outro momento e desejarem repetí-lo também serão atendidos.
O teste de HIV é gratuito, seguro e sigiloso, indicado para qualquer pessoa que já tenha tido a primeira relação sexual. O processo é rápido, apenas um furinho e é possível coletar o sangue para os testes. O resultado sai em até 30 minutos. Não há contra indicação para a realização do exame e o paciente não precisa estar em jejum.
De acordo com Vanessa Moreira de Oliveira, coordenadora do ARDIP, caso se confirme a Aids, a Prefeitura faz todo o acompanhamento. "Se o resultado for positivo, o paciente já é encaminhado para o tratamento, com profissionais preparados, medicação e acompanhamento gratuitos". Para fazer o teste a pessoa deve apresentar um documento com foto. No caso de menores, estes devem estar acompanhados por alguém que já tenha atingido a maioridade.
Quem não puder realizar o teste esta semana poderá procurar o ARDIP, que também oferece diagnóstico para hepatites e sífilis, na Rua Antônio Miguel Cerqueira Neto, 461, próximo à UPA Joanico, no bairro São Pedro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.