Moradores da ex-colônia de pessoas com hanseníase Santa Isabel, em Betim, se encontraram com o papa Francisco nessa quarta-feira (17). Eles são membros do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan) e fazem parte de grupo de 13 brasileiros que viajou para o Vaticano, para encontrar o líder da Igreja Católica.
Entre os visitantes, estava o médico Getúlio Ferreira de Morais, que trabalhou em Ribeirão das Neves por algum tempo, tendo inclusive se candidatado à Prefeitura nos anos de 2000 (20.806 votos), 2004 (39.198) e 2008 (23.832 votos), ficando em segundo lugar nas duas últimas. Atualmente, Dr. Getúlio é diretor da colônia Santa Isabel.
De acordo com o médico, o objetivo da visita foi mostrar a importância do combate ao preconceito sofrido por pessoas com a doença, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. "Pedimos uma audiência para pararmos de usar o termo lepra, pois aqui no Brasil não o usamos mais. O papa é uma pessoal iluminada, abraçou e beijou os ex-pacientes, com todo carinho", afirmou Dr. Getúlio.
Sobre a experiência de estar próximo ao Santo Padre, Getúlio destacou que foi uma experiência maravilhosa. "A emoção de ver aquela simplicidade é maravilhosa, nós todos choramos copiosamente com sua humildade. Só um homem abençoado por Deus tem essa capacidade de entender tão rápido nossa demanda", relatou o médico.
Dr. Getúlio contou que uma frase em especial dita pelo Papa Francisco o chamou a atenção. "Ele disse que Deus está presente em tudo, mesmo no lugar que existe a cultura da exclusão. Foi com essa mensagem que saímos de Roma com a fé revigorada. Foi um dos momentos mais felizes da minha vida", destacou.
Abaixo, a mensagem do Papa Francisco aos peregrinos no dia 17 de junho de 2015:
Queridos peregrinos de língua portuguesa, particularmente os Membros do movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseniase e do instituto Dom Hélder Câmara, sejam benvindos. Faço votos que nos seus corações reine a certeza de que o amor misericordioso do Pai Celeste não esquece ninguém e se revela especialmente próximo daqueles que são deixados para trás pela cultura do descarte, que Deus abençoe cada um de vocês.
Papa Francisco.