All for Joomla All for Webmasters

Ribeirão das Neves fica aquém das metas do IDEB, principal indicador da educação no Brasil

Ribeirão das Neves continua patinando no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador de qualidade da educação brasileira criado em 2005. É o que mostra os dados divulgados nessa terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2019, a nota no IDEB das escolas da rede pública municipal foi de 5,3 para os anos iniciais do ensino fundamental, quando a meta era de 6,0. A média foi um ponto percentual menor que em 2017 (5,4). Já para as séries finais do ensino fundamental, houve avanço, de 3,7 em 2017 para 4,0 em 2019. No entanto, a nota ficou abaixo da média, que é de 5,2.

Veja a evolução das notas da rede municipal de ensino em Ribeirão das Neves no IDEB:

Fonte: INEP

O IDEB é calculado a cada dois anos para o ensino fundamental e para o ensino médio, com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

O índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O que diz a SMED

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) afirmou que nos anos de 2017 e 2018 o município passou por um "período de organização e reestruturação frente aos problemas encontrados por essa gestão, tais como falta de recursos na educação, salários dos servidores em atraso, alto índice de reprovação escolar e a suspensão dos repasses do Estado para o Município". Apesar de todas as dificuldades encontradas, o Município, no IDEB de 2019, manteve estável o percentual do IDEB de 2017 dos 4ª e 5ª anos do Ensino Fundamental, aumentou o percentual dos 8ª e 9ª anos do Ensino Fundamental e, ainda, ampliou a taxa de aprovação dos alunos. 

Sobre o índice, a SMED ressaltou que os indicadores educacionais são importantes por permitirem um monitoramento do sistema de ensino, em termos de diagnóstico e norteamento de ações políticas focalizadas na melhoria do sistema educacional. "A partir (da restruturação, a secretaria) vem trabalhando em estratégias já pensando em elevar os índices e alcançar as metas projetadas para 2021".

A Secretaria de Educação elaborou ainda um plano de ação para a área da educação. "Estamos colocando em prática através de vários investimentos como valorização dos profissionais, ampliação do número de vagas nos diversos segmentos de ensino, abertura de novas unidades escolares, aquisição de materiais didáticos e pedagógicos, kits escolares e uniformes, melhorias na infraestrutura das escolas e outros", disse a nota.

Ainda em execução, o plano de ação prevê, estratégias como capacitações para o corpo docente, projetos pedagógicos envolvendo simulados e preparação dos alunos para as avaliações externas, ações que contribuirão para a elevação dos indicadores, que afetam diretamente o resultado do IDEB de nosso Município. 

Especialista avalia resultado

Para o professor Marcos Antônio Silva, doutorando em Educação pela UFMG, o índicador é importante e quantifica dois pontos fundamentais do ensino nas escolas. "Se o IDEB cai, é sinal que a qualidade do ensino em português e matemática também caiu, e que o número de reprovação aumentou", disse.

Em relação às carências da educação no município, Marcos Antônio acredita que falta um planejamento maior para melhoria da qualidade do ensino. "Infelizmente, pelas discussóes postas, não existe uma política estruturada para fazer frente a isso. O governo delega muitas ações às escolas, e   falta a formação continuada do professor. É preciso desenvolver políticas públicas nesse sentido", avaliou.

0
0
0
s2smodern

bg contorno