Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE
A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, participou nessa quarta-feira (14), do I Seminário "Na diversidade construímos uma escola democrática", no auditório do Caic, em Ribeirão das Neves. Promovido pela Secretaria de Educação do município, por meio do Núcleo da Diversidade Efigênia Carlos Pimenta, o encontro contou com a participação de educadores das redes municipal e estadual, indígenas, quilombolas e representantes da comunidade.
Em sua fala, a secretária Macaé Evaristo disse ser pertinente "discutir e pensar escolas democráticas no atual cenário, uma vez que a escola não nasce democrática, como também a sociedade. É um processo sempre em construção". Macaé conclamou os presentes a não silenciarem diante das tentativas de desconstrução de avanços conquistados através de duras lutas, durante décadas. "O silêncio não educa", frisou.
A secretária chamou todos à reflexão sobre propostas de Projetos de Lei e de Emendas Constitucionais que estão tramitando no Congresso Nacional que ameaçam o orçamento da educação para o ano que vem. Ela lembrou os planos Nacional e Estadual de Educação, "discutidos e debatidos amplamente, por vários setores da sociedade". "Temos que acompanhar o que fazem os congressistas. Suas propostas, no que votam e replicar ou denunciar suas ações em nossas comunidades".
Macaé defendeu ainda a construção de conteúdos curriculares que combatam diariamente o racismo, o sexismo e a homofobia. "Podemos educar pessoas para que respeitem as diferenças, sem se silenciar".E desejou aos presentes um seminário rico em debates de ideias, e que os participantes repliquem em suas escolas e comunidades os seus resultados e a concepção das escolas democráticas.
O Seminário durou todo o dia com mesas de debates sobre Escolas Democráticas, Gênero, Sexualidade no ambiente escolar e Desafios dos Planos de Educação.