Foto: Divulgação / Prefeitura
A Prefeitura de Ribeirão das Neves prestou uma homenagem ao estudante Guilherme Rodrigues de Bragança, de 14 anos, medalha de bronze na XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em setembro. O aluno da Escola Estadual João Corrêa Armond ficou com o terceiro lugar na competição, que teve participação de cerca de 840 mil estudantes de todo o país.
Para conquistar o terceiro lugar na olimpíada de conhecimento, o aluno obteve nota de 7,1 na avaliação de múltipla escolha, feita em maio por outros 150 alunos da escola João Corrêa. Em 2013, Guilherme já havia conquistado outra premiação. O estudante ficou com a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Com isso, o aluno ganhou o direito de fazer um curso de aperfeiçoamento em matemática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Guilherme ainda está no ano do ensino fundamental, mas já faz planos para quando se formar. "Pretendo fazer faculdade de mecatrônica ou engenharia mecânica, já que são cursos da área de exatas e que me identifico desde os primeiros anos de escola", explicou.
A prefeita Daniela Corrêa parabenizou o estudante e disse que ele serve como exemplo de dedicação e perseverança. "Estamos diante de um aluno que criou uma pauta positiva para Ribeirão das Neves e isso é um fato muito importante. A nossa juventude precisa se espelhar nele, já que todos têm talento e apenas precisam se dedicar para conseguir alcançar os objetivos", avaliou.
O secretário Municipal de Educação, Marcelo Horta, destacou que a conquista da medalha de bronze pelo estudante é um incentivo para que outros alunos busquem novas premiações. "O Guilherme serviu para mostrar que Ribeirão das Neves tem muitas pérolas para serem lapidadas. Ele é um convite para mostrar que a nossa juventude pode mudar a realidade do município", afirmou.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceira com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas e rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos.