Está aberto o Processo Seletivo PlugMinas 2016. Neste primeiro momento, são quase 600 vagas para cursos técnicos e de curta duração. Até 23 de novembro, estão abertas as inscrições para o Núcleo Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que oferece formação técnica em Administração, com ênfase em gestão de negócios.
Quem quer atuar no campo da Moda e do Design, tem até o dia 13 de março para se candidatar a um dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Criação e Design (NCD). Estão sendo oferecidas formações em produção de moda, figurinista, organizador de eventos, modelista, dentre outras.
Interessados podem se inscrever no site www.plugminas.mg.gov.br, por meio da ficha de inscrição que está disponível para download na notícia que trata sobre o Processo Seletivo. Nessa mesma notícia, o jovem tem a possibilidade de acessar os editais do processo que oferecem todas as explicações sobre a seleção.
O Processo Seletivo PlugMinas é dividido em etapas e segue um cronograma que leva em conta o que cada Núcleo precisa analisar para escolher seus estudantes. Os candidatos devem possuir requisitos específicos de idade, escolaridade, renda, etc.
Os detalhes dos cursos está disponível no site www.plugminas.mg.gov.br.
Novo Curso
Este ano, o PlugMinas está lançando uma nova formação para os estudantes que buscam por oportunidades dentro da área de Informática. No curso técnico em Informática, oferecido pelo Núcleo Laboratório de Culturas do Mundo (LCM), o aluno vai aprender a desenvolver programas para computadores, utilizando ambientes de criação de sistemas operacionais e bancos de dados. As inscrições vão até o dia 29 de novembro. Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio.
Regulamento
Para estudar no PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital, o jovem precisa ter entre 14 e 24 anos, estudar ou ter se formado em uma escola da rede pública de Minas Gerais e residir em BH ou em uma das cidades da Região Metropolitana. O projeto oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo, informática, arte, design, moda, eventos, audiovisual e idiomas. Os matriculados recebem alimentação, uniforme, material didático e vale-transporte, se necessário.
Sobre o PlugMinas
Os núcleos do PlugMinas oferecem cursos técnicos e de capacitação nos eixos da arte/tecnologia, empreendedorismo/negócios, idiomas/culturas, artes/linguagem e design/moda em um ambiente favorável à experimentação, ao diálogo e à inovação. Pioneiro na articulação entre Estado, iniciativa privada e terceiro setor, o PlugMinas e seus mantenedores, idealizadores e correalizadores unem esforços para que jovens alcancem o pleno direito à educação e à participação social. Fazem parte da construção dessa história os parceiros: Servas, Oi, Oi Futuro, ONG Associação Imagem Comunitária (AIC), Sebrae-MG, Escola de Formação Gerencial do Sebrae, Senac, Embaixada dos EUA, Instituto Cultural Sérgio Magnani e o Governo do Estado de Minas Gerais.