A Prefeitura de Ribeirão das Neves divulgou nota nesta semana informando que vem realizando, desde o ano passado, estudos de impacto no imóvel locado para a Escola Municipal Analito Pinto Monteiro, no bairro Sevilha B, e que por medida de segurança a unidade será fechada a partir deste mês por não apresentar condições educacionais compatíveis.
De acordo com a administração municipal, a escola possui cerca de 180 alunos, com idade de 4, 5 e 6 anos, que serão remanejados em três escolas da rede municipal obedecendo o critério de proximidade com a residência da família. Os pais dos alunos poderão escolher entre as escolas Ester Nogueira Gurgel, Elisa Francisco Cândido e Elisa da Silva Santos. Os alunos do 1º ano serão transferidos automaticamente para a Escola José Antônio Pessoa.
As famílias, no entanto, receberam a notícia com indignação e revolta. As principais preocupações são com relação à readaptação e com a superlotação das escolas de destino dos alunos, além da perda da identidade que os pequenos alunos já construíram com a instituição atual.
Ainda segundo a Prefeitura, outras escolas do município também estão sendo vistoriadas e caso seja necessário os alunos serão transferidos para escolas próprias, sempre obedecendo o critério de proximidade. Com esta iniciativa a Prefeitura entende que os alunos terão mais segurança, conforto e espaço compatível para execução de atividades. O executivo garantiu que nenhuma dessas medidas trará prejuízo pedagógico e os profissionais também serão transferidos.