Por Lucimar Souza Fernandes
Avanços e desafios para Negros e Pardos Na Educação Brasileira
A Lei nº 12.519/2011 simboliza um marco na luta pela igualdade racial no Brasil, refletindo-se diretamente nas políticas educacionais. Contudo, mesmo após 13 anos de vigência, os dados sobre evasão escolar e acesso ao ensino superior indicam que ainda há um longo caminho a percorrer.
Zumbi dos Palmares, foi o líder do maior quilombo do período colonial brasileiro, e segue sendo um símbolo da resistência negra e da luta pela liberdade. Nascido em 1655, Zumbi dedicou sua vida à defesa dos direitos dos negros escravizados, combatendo um sistema opressor que negava sua humanidade. Sua morte, em 1695, não encerrou sua luta, que continua viva nos movimentos sociais e em políticas como a Lei nº 12.519/2011, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Hoje, sua batalha ecoa nas salas de aula, onde negros e pardos buscam não apenas acesso, mas também permanência e igualdade no sistema educacional. O que reforça que a luta é também pelos direitos humanos ao conhecimento, à ciência e ao desenvolvimento, independente da cor do aluno ou do professor.
Avanços Observados:
1. Cotas e Inclusão no Ensino Superior
Entre 2011 e 2024, a implementação de cotas aumentou a presença de negros e pardos nas universidades públicas, alcançando 50,3% em 2018.
Nas universidades privadas, com políticas de bolsas, a participação subiu, mas segue desigual (46,6%).
2. Redução da Desigualdade no Ensino Básico
A proporção de crianças negras e pardas matriculadas em creches aumentou gradualmente, embora ainda seja inferior à de crianças brancas.
Os Desafios que persistem:
1. Evasão Escolar
A taxa de evasão entre jovens negros e pardos no ensino médio é consideravelmente maior. Estima-se que, em algumas regiões, essa taxa seja quase o dobro da de jovens brancos.
2. Disparidades Regionais e Econômicas
Jovens de famílias mais pobres, muitas vezes negros ou pardos, têm mais dificuldade de concluir etapas fundamentais da educação, como o ensino médio. A taxa de frequência no ensino superior para jovens negros ou pardos é de apenas 18,3%, enquanto a de brancos alcança 36,1%
Fonte dos dados: http://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/25844-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca.html
Os pardos e negros são matriculados conforme apontam os dados, mas na prática o que se vê é que eles não são a maioria na sala de aula. Mesmo que no Brasil, aproximadamente 56% da população se autodeclara negra, incluindo pardos (45,3%) e pretos (10,6%), de acordo com dados do IBGE.
A educação é uma ferramenta poderosa na redução das desigualdades raciais, mas os números mostram que a luta por equidade está longe de terminar. A evasão escolar, causada por múltiplos fatores estruturais, continua sendo um obstáculo significativo. O legado da Lei nº 12.519/2011 deve ser expandido com políticas que assegurem não apenas o acesso, mas também a permanência e o sucesso de negros e pardos em todas as etapas educacionais.
Nossa responsabilidade é diária em relação a este tema, que gera impactos muito profundos na sociedade com consequências materiais e psicológicas que perduram entre várias gerações. Vamos aproveitar a data para refletir e agir em direção a luta iniciada pelo líder de Palmares em humanizar e libertar os negros escravizados e seus descendentes.
O coral formado pelas Vozes de Campanhã do Quilombo de Justinópolis, de Ribeirão das Neves, conduziu, na tarde desta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a um momento histórico no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Sob aplausos, música e muita emoção, foi entronizado na Sala dos Grandes de Minas o retrato de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), patrono das artes no Brasil e mestre do Barroco. Trata-se da primeira vez que um afrodescendente entra para a nobre galeria, na qual já se encontram, homenageados, Santos Dumont (1873-1932, o “Pai da Aviação”), Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792, expoente da Inconfidência Mineira) e ex-governadores de Minas Gerais, entre eles Juscelino Kubitschek (1902-1976) e Tancredo Neves (1910-1985).
Em 12 de setembro de 1972 a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Lei 5.984) oficializou o retrato do artista como oficial. Eis parte do texto: “Fica reconhecido como efígie oficial de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, o retrato miniatura pintado a óleo por Euclásio Penna Ventura, que se encontra depositado no Arquivo Público Mineiro e de propriedade do Estado”.
"DÁ LICENÇA"
Ao som ritmado do coral (Campanhã é o antigo nome de Justinópolis), entoando "Aiê, dá licença!", o quadro foi conduzido pelo secretário Leônidas e pela desembargadora federal Mônica Sifuentes até a Sala dos Grandes de Minas. O presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), João Paulo Martins, explicou que o Palácio da Liberdade (1894), ex-sede do governo estadual e hoje equipamento cultural, foi o primeiro bem tombado pela instituição vinculada à Secult. "É um marco do poder, da mineiridade e da cultura", ressaltou.
Com a filha Annie, de seis anos, a professora Natany Louise Ferreira, de Ribeirão das Neves, destacou a importância da entronização: "O Dia da Consciência Negra mostra a resistência do povo negro, e ter um retrato de Aleijadinho, aqui, simboliza uma vitória.
Vítima teria "posição de destaque no tráfico", segundo testemunhas
Um homem de 35 anos morreu e uma mulher, de 28 anos, ficou ferida, após serem atingidos por disparos de arma de fogo no Bairro Santinho em Ribeirão das Neves. O fato foi registrado durante a noite dessa quarta-feira (20).
O casal de namorados estava a bordo de um veículo modelo FOX, quando foram cercados por pelo menos três motocicletas. Os ocupantes das motos atiraram diversas vezes na direção das vítimas. A mulher, ferida, permaneceu no carro.
Já o homem tentou correr, mas foi alcançado e baleado mais algumas vezes, vindo a óbito no local. Segundo testemunhas, ele era conhecido pelo envolvimento e liderança do tráfico de drogas na região, e há algum tempo estava escondido no Bairro Veneza, também em Ribeirão das Neves.
Um carro de passeio, um micro-ônibus e uma carreta acabaram batendo em Esmeraldas
Um motorista de aplicativo morreu e um passageiro ficou ferido em um acidente na LMG-432 com a MG-060, no trevo de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (19). A batida envolveu um carro, um ônibus e uma carreta, e ocorreu sob forte chuva, aumentando a complexidade das condições de tráfego na via.
Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima dirigia um Palio prata, que ficou com a parte frontal completamente destruída após a colisão. O motorista da carreta relatou que seguia em direção ao Centro de Esmeraldas quando o Palio colidiu com a traseira de seu veículo. Com o impacto, o carro rodou na pista e ainda se chocou contra um ônibus que vinha no sentido oposto.
O passageiro do Palio foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado a um hospital da região. A identidade da vítima fatal não foi divulgada até o momento.
A Polícia Civil compareceu ao local para realizar a perícia e coordenar a remoção do corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). O trânsito na LMG-432, que liga o Centro de Esmeraldas à BR-040 em Ribeirão das Neves, permaneceu bloqueado até cerca de 8h, quando a liberação gradual da via foi iniciada.
Ela foi detida ao tentar realizar uma compra utilizando falso comprovante de Pix
Uma mulher de 29 anos foi presa em flagrante pela Polícia Civil (PCMG), na última segunda-feira (18), após uma tentativa de golpe cometida em uma farmácia de Ribeirão das Neves.
Ela foi detida ao tentar realizar uma compra utilizando falso comprovante de Pix.
A equipe da 1ª Delegacia em Ribeirão das Neves foi acionada na manhã de ontem, diante da suspeita do possível golpe. De acordo com a Polícia Civil, a mulher pretendia adquirir medicamentos controlados e produtos de perfumaria apresentando um documento de pagamento aparentemente legítimo. Porém, após verificação por parte do estabelecimento, foi constatado que o comprovante do Pix era falso.
Para os policiais, a mulher alegou que o objetivo era adquirir medicamentos para uso pessoal, uma vez que utiliza regularmente remédios controlados. No entanto, ao ser questionada sobre a receita médica, ela apresentou um documento que, embora parecesse válido, continha os dados de assinatura eletrônica marcados para o dia 23 de novembro, enquanto o fato ocorreu no dia 18.
Diante disso, ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Plantão de Ribeirão das Neves, onde foi autuada pelo crime de estelionato. As investigações prosseguem a fim de apurar a origem do documento falsificado e possíveis envolvimentos em outros golpes.
Estão abertas as inscrições de obras audiovisuais para a Mostra Cine Periférico Ribeirão das Neves. A mostra será realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro, com exibições em diversas regiões da cidade e terá como tema da edição o patrimônio nevense.
Os interessados podem inscrever obras audiovisuais que estejam relacionados ao tema, sendo elas curtas-metragens ou videoclipes. A seleção de obras priorizará trabalhos que retratem a identidade local, tenham relação com a cidade ou que foram filmadas em Ribeirão das Neves.
A inscrição deve ser feita por e-mail. O material deve ser enviado para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “Inscrição para a 6ª Edição do Cine Periférico”.
A 6ª Mostra Cine Periférico - Edição Ribeirão das Neves é um projeto realizado pelo Coletivo Noite de Cinema, com recursos da Lei Paulo Gustavo no âmbito municipal e apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves.
A chapa “União que Transforma”, liderada pela advogada Valdilene de Jesus da Silva e por Habib David, foi eleita com expressivos 78% dos votos válidos na Subseção de Ribeirão das Neves.
A eleição, realizada no último dia 17 de novembro. De acordo com a comunicação da chapa, a escolha "reafirma o apoio da classe advocatícia à gestão que tem como foco o fortalecimento da advocacia local, a valorização dos profissionais e a ampliação de ações voltadas para inclusão e capacitação".
No âmbito estadual, a chapa “OAB no Caminho Certo”, encabeçada por Gustavo Chalfun e também apoiada pela chapa eleita em Neves, saiu vitoriosa com 61.15% dos votos, somando 37.755 votos em todo o estado.
Entre os principais objetivos da chapa eleita em Ribeirão das Neves estão a defesa e fortalecimento das prerrogativas da advocacia, a ampliação de eventos de capacitação, a valorização dos jovens advogados, a promoção da inclusão na classe e a construção da sede definitiva da Subseção. Além disso, está prevista a instalação de um escritório compartilhado na Região de Justinópolis, que promete oferecer suporte prático e moderno aos profissionais da área.
Ainda de acordo com a comunicação da chapa, "A reeleição reflete o reconhecimento dos avanços conquistados nos últimos anos, como a expansão das parcerias e a implementação de projetos inovadores, e reforça a confiança na capacidade da atual gestão de liderar novos projetos que beneficiarão toda a advocacia local".
Além da presidente reeleita, Dra. Valdilene de Jesus da Silva, e do vice-presidente eleito, Dr. Habib David, a chapa vencedora conta com uma equipe composta por profissionais de destaque. A Dra. Valdeana Dias de Carvalho assumirá o cargo de Secretária-Geral, enquanto a Dra. Cibele Vieira dos Santos será a Secretária-Geral Adjunta. O Dr. Marcílio Esteves Coimbra ficará responsável pela Tesouraria. Como conselheiros, integram o time a Dra. Mary Sandra Rodrigues Messias, o Dr. Jonas Bispo Ramos, a Dra. Renata Vaz de Souza Teixeira, a Dra. Maria Lúcia Alves Dias e o Dr. Rafael Fontes Sucupira.
Por fim, além dos integrantes da chapa, a OAB de Ribeirão das Neves contará com a participação de vários advogados que irão integrar as Comissões, com o objetivo de fortalecer ainda mais a instituição no nosso município.
Espetáculo é baseado no livro “A guerra não tem rosto de mulher” e terá apresentações gratuitas no Cine Teatro Popular
Ribeirão das Neves se prepara para receber um espetáculo emocionante e impactante. Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, a Tríade Cia de Teatro apresenta "Às que aqui ficaram", no Cine Teatro Popular com entrada totalmente gratuita. A peça, inspirada na obra de Svetlana Aleksiévitch, "A guerra não tem rosto de mulher", mergulha nas histórias de mulheres que enfrentaram e enfrentam as guerras, não apenas nos campos de batalha, mas no dia a dia.
Dirigido por Gláucia Vandeveld e com texto de Luciana Campos, o espetáculo vai além da Segunda Guerra Mundial, explorando as guerras diárias que mulheres enfrentam em busca de uma vida digna. A dramaturgia é fragmentada e com elementos performáticos, e as atrizes Dani Guimarães, Glenda Bastos e Wes Gomes, atuam como testemunhas de histórias reais e poéticas, criando uma atmosfera intensa e emocionante.
A encenação, rica em simbolismos e poesia visual, utiliza elementos comz mãos, redes, fios, água, chaves, vestidos e a natureza para construir um universo sensível e poético. O cenário e figurino, assinados por Alexandre Tavera completam essa imersão estética, transportando o público para um universo onde a memória, a família, a maternidade e a pandemia se entrelaçam.
Um dos pontos altos da peça é a exploração da memória. Através de relatos de sobreviventes. O espetáculo aborda a marca que a “guerra” deixa nas mulheres, representada pelos "cabelos brancos". Essa imagem poderosa simboliza o sofrimento, o medo e a violência vividos pelas mulheres.
"Às que aqui ficaram" é um convite à reflexão sobre a condição feminina, um grito por justiça e reconhecimento. A peça, que aposta na força do feminino, busca dialogar com diferentes públicos, promovendo um debate sobre temas relevantes e urgentes.
O Cine Teatro Popular está localizado na rua do Comércio, nº 225, no bairro Tony, em Ribeirão das Neves. Este projeto está sendo realizado por meio da Lei Nº 195/2022 Paulo Gustavo de Ribeirão das Neves, através do edital 240/2023.
SOBRE A TRÍADE CIA TEATRO
Fundada em Belo Horizonte e em Ribeirão das Neves pelas atrizes Dani Guimarães, Glenda Bastos e Wes Gomes, a Tríade Cia de Teatro está em atividade desde 2016. Desde então, tem se dedicado ao teatro, à literatura, à promoção da cultura e da arte na Grande BH, em Minas e no país. Como companhia, já realizaram trabalhos de direção teatral, preparação vocal, produção artística e cultural, se dedicando também ao ensino do Teatro e, sobretudo, na atuação em leituras dramáticas, cenas curtas e agora em “Às que aqui ficaram”, o primeiro espetáculo que reúne as três atrizes juntas em cena.
SOBRE GLÁUCIA VANDEVELD
Atriz, diretora e professora/pesquisadora com trabalhos no cinema, TV e teatro, integra o elenco dos filmes: “Arábia” de Affonso Uchoa e João Dumans, “Antes que o Verão Acabe” e “ANGELA” de Marília Nogueira, “No Coração do Mundo” de Gabriel Martins e Maurílio Martins, “Os Sonâmbulos” de Tiago Mata Machado , “Elon Não acredita na Morte” de Ricardo Alves Jr. e a série Hit Parade de André Barcinski e Marcelo Caetano/Canal Brasil. Atriz e criadora dos espetáculos “Jornada”, sob a direção e dramaturgia de Vinícius Souza e “Banho de Sol” em parceria com a Zula Cia de Teatro. Como atriz convidada pelo Grupo Espanca, integra o elenco do “Congresso Internacional do Medo”, sob a direção de Grace Passô, “Dente de Leão”, sob a direção de Marcelo Castro e “Real”, sob a direção de Gustavo Bones e Marcelo Castro. Professora integrante do Núcleo Pedagógico do Galpão Cine Horto desde 1999 e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teatro para Educadores, onde dirigiu inúmeros trabalhos com alunos. Coordenadora Artística-Pedagógica da edição virtual do Feto 2020 e 2021. Curadora do Cabíria- Prêmio de Roteiro 2020 e Curadora do Festival de Cenas Curtas 2021 do Galpão Cine Horto.
SOBRE LUCIANA CAMPOS
Luciana Campos é paulista (de São José do Rio Preto), atua como professora, tradutora e dramaturga. É formada em Letras pela UNESP e estudou Dramaturgia no Núcleo de Pesquisa do Galpão Cine Horto. Participou da 6ª Janela de Dramaturgia com o texto "Fábulas". Atualmente está em processo de criação do novo espetáculo da Cia Tríade. Escreve como quem tenta compor um mapa, uma cartografia própria, mas com linguagem imposta. Sempre no limiar entre a recordação, os lastros de terras de geografias outras em que seu corpo não esteve (ou foi impossibilitado de estar) e o tempo passado e presente.
SOBRE ALEXANDRE TAVERA
Alexandre Tavera é artista plástico, cenógrafo, figurinista e fotógrafo. Apaixonado por se deslocar pela cidade a pé observando a luz e acumulando imagens feitas a partir do celular. Formado em moda, CENEX Escola de Belas Artes UFMG e Arte Plásticas pela Escola Guignard UEMG. Entende a roupa como a extensão de uma das camadas da pele e a arte uma forma de acessar o outro.
FICHA TÉCNICA
Direção: Gláucia Vandeveld
Elenco: Dani Guimarães, Glenda Bastos, Wes Gomes
Texto: Luciana Campos
Cenário e Figurino: Alexandre Taveira
Iluminação: Geraldo Octaviano
Preparação Corporal: Raquel Miranda
Produção Artística e Cultural: Dani Guimarães, Glenda Bastos, Wes Gomes
Assessoria de Comunicação: Antônio Benvindo
Designer: Anderson Luízes
Sonoplastia e operação de som: André Veloso
Edição e operação de vídeo: André Veloso
SERVIÇO
Espetáculo “Às que ficaram”
Dia: 6, 7 e 8 de dezembro (sexta, sábado e domingo)
Gratuito
Horário: 20h (sexta e sábado) e 19h (domingo)
Atletas e entusiastas do esporte têm até o dia 22 de novembro (sexta-feira) para se inscrever na 5ª edição da Corrida da Avenida Eduardo Brandão, um evento esportivo que promete movimentar a comunidade de Ribeirão das Neves. Com provas de 8 km para os corredores e 4 km para quem preferir a caminhada, a competição será realizada no dia 15 de dezembro e é aberta a toda população.
As inscrições podem ser feitas no site oficial da Prefeitura de Ribeirão das Neves. A corrida tem como objetivo promover a prática de atividades físicas, estimular o convívio comunitário e incentivar um estilo de vida saudável para a população local.
A largada da 5ª Corrida da Avenida Eduardo Brandão acontecerá no dia 15 de dezembro, e os organizadores já estão se preparando para garantir uma infraestrutura de qualidade, com pontos de hidratação, segurança e apoio ao longo do trajeto. A expectativa é que o evento seja um grande sucesso, reunindo corredores e caminhantes em uma manhã de esporte e confraternização.
Com as informações da Prefeitura de Ribeirão das Neves
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ribeirão das Neves
O RibeiraoDasNeves.net é atualmente o maior site de conteúdo de Ribeirão das Neves. Nosso principal objetivo é oferecer diariamente aos nossos leitores informação de utilidade pública e imparcial.
No ar desde janeiro de 2009, o portal é a maior referência na internet para assuntos relacionados ao município.
SAIBA MAIS