O técnico Dunga mostrou durante a vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte na estreia do Brasil na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 que conta com verdadeiros curingas no elenco. São jogadores que podem atuar em posições diferentes das que exercem em seus clubes dependendo das necessidades da Seleção Brasileira.
É o caso do lateral esquerdo Michel Bastos, que joga como meia no Lyon mas na Seleção se reencontrou com sua posição de origem após quatro temporadas.
Já Daniel Alves, uma espécie de 12º jogador de Dunga, entrou durante a partida contra os norte-coreanos no lugar de Elano, autor do segundo gol. Considerado um dos melhores laterais direitos do mundo por suas atuações no Barcelona, na Seleção ele se firma cada vez mais como um jogador de meia no esquema de Dunga. Na Copa das Confederações 2009, Daniel chegou a escalado como lateral esquerdo e fez, de falta, o gol da vitória do Brasil sobre a África do Sul na semifinal.
Outro jogador deslocado na partida de terça-feira foi o atacante Robinho. Com a saída de Kaká para a entrada de Nilmar, o técnico brasileiro recuou o jogador do Santos para o meio, dando a ele a função de armar as jogadas do Brasil. Robinho mostrou, no segundo gol brasileiro, que de fato pode atuar mais recuado: o passe para Elano balançar a rede e fazer o segundo gol do Brasil comprova a tese.
O caso da substituição de Kaká é curioso, já que a convocação de Dunga dava a impressão de que Julio Baptista seria o reserva imediato do jogador do Real Madri. Após a partida de estreia, ficou claro que Dunga acredita ter soluções diferentes dentro do próprio elenco para superar eventuais dificuldades.
O volante Ramires é mais um que pode sair do banco para substituir tanto Felipe Melo, o primeiro cabeça de área da equipe, como Elano, fazendo assim a função de quarto homem do meio de campo.
O Brasil volta a campo no próximo domingo para enfrentar a Costa do Marfim. A seleção fecha a participação na primeira fase do Mundial contra Portugal, no dia 25. Se vencer os marfinenses, a seleção garante vaga de maneira antecipada às oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA.
FIFA.com