A festa da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 começou em grande estilo na noite de ontem no Soweto (subúrbio de Johanesburgo) com um animado e colorido show de abertura, genuinamente africano.
No show, realizado no Estádio Orlando (casa do tradicional clube sul-africano Orlando Pirates), apresentaram-se várias estrelas da música, como Shakira, Alicia Keys, K'Naan e os Black Eyed Peas. O evento foi transmitido para todo o planeta e contou com muitas atrações, que tinham em comum a celebração do continente africano.
O espetáculo de três horas de duração começou com uma contagem regressiva. Quando o relógio finalmente chegou ao zero, o delírio tomou conta do público de cerca de 30 mil pessoas, que criaram um mar de cores, agitando milhares de bandeiras da África do Sul e de países de todos os cantos do mundo. Muitos turistas aproveitaram o evento para conferirem de perto a impressionante alegria dos sul-africanos.
Joseph Blatter, presidente da FIFA, e Jacob Zuma, presidente da África do Sul, abriram o show após os atos iniciais. Conforme a noite avançava, um verdadeiro desfile de craques do futebol tomou conta do palco entre as apresentações, incluindo o brasileiro Sócrates, os sul-africanos Quinton Fortune e Lucas Radebe (ex-capitão da Bafana Bafana), o francês Christian Karembeu e o nigeriano Jay Jay Okocha. Quem também levou a sua alegria ao evento foi o arcebispo Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz, que apareceu vestido com o uniforme da seleção sul-africana e, com o seu característico entusiasmo, apresentou um vídeo sobre Nelson Mandela.
A multidão não deixou a energia cair em quase nenhum momento e exibiu uma empolgação contagiante. "Já fui a muitos shows, mas nunca estive em um como este", disse um animado Khensami Majola, morador de Johanesburgo, no momento em que K'Naan subiu ao palco para cantar a emocionante Wavin' Flag. "Estamos nos divertindo demais e fazendo uma grande festa. É a apresentação perfeita da África: norte, sul, leste e oeste." O show teve um encerramento espetacular com a rainha do pop Shakira em uma performance de tirar o fôlego. Ela recebeu o grupo Freshlyground no palco para interpretar Waka Waka (This Time for Africa), a canção oficial da Copa do Mundo da FIFA.
William Oosthuizen, morador do Soweto, também se disse muito feliz de assistir ao show, em um dos raros momentos em que parou de dançar. "Estou curtindo demais", disse. "É uma maravilha em pleno Soweto, isso é a África. O esporte tem um fator de união que no fundo é isso: fazer as pessoas se divertirem."
FIFA.com