A Rede dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de Minas Gerais desenvolve, desde 2004, ações que possibilitaram a inclusão digital de crianças carentes ou em situação de risco e a orientação de jovens sobre qual profissão seguir. Mais de 700 mil pessoas se formaram pelos cursos de ensino a distância (EAD).
Um dos fatores que favoreceu esse índice foi o lançamento, em 2011, de mais 27 cursos EAD em parceria com o Instituto Projeto Vida e Esperança (Prove). As capacitações abrangem as áreas de Agricultura e Pecuária; Cidadania; Empreendedorismo; Informática; Meio Ambiente; e Primeiro Emprego.
Além disso, os CVTs transmitiram, via teleconferência, o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) graças à parceria firmada com a ONG Instituto Henfil, entidade responsável pelo projeto "Enem na sua comunidade", que prepara alunos do ensino médio e interessados no processo seletivo que possibilita o ingresso na universidade.
Essas ações visam a transformar, em pouco tempo, a Rede CVT em Universidade Virtual de Minas Gerais, com conteúdos oferecidos a partir da experiência das universidades do Estado de Minas Gerais (Uemg) e Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da rede de universidades federais de Minas.
"Isso vai permitir a ampliação da oferta do ensino superior em Minas Gerais. É um projeto que nós estamos ainda discutindo a grade de programação, o conteúdo a ser aplicado e as parcerias. Mas nós queremos que até 2014, Minas tenha 100 polos de Educação a Distância e isso vai permitir oferecer de 20 mil a 30 mil vagas no ensino tecnológico, superior e pós-graduação", esclarece o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.