All for Joomla All for Webmasters

Conheça a Smart Neves: fomento à inovação e ao empreendedorismo no município

Uma iniciativa idealizada por um grupo de moradores que busca incentivar uma Ribeirão das Neves mais inovadora e fomentar o empreendedorismo de alto impacto no município acaba de ser concebida: essa é a "Smart Neves".

Composta por pessoas que acreditam no poder da inovação e do empreendedorismo como ferramentas de transformação regional com vista a uma Ribeirão das Neves melhor, sem fins lucrativos, independente e apartidária. Os objetivos são embasados na criação da cultura inovativa e empreendedora no município, a fim de incentivar um terreno que venha se tornar fértil para o surgimento de novos empreendimentos conhecidos como startups.

O grupo, porém, reconhece a importância dos empreendedores tradicionais. Logo, a ideia é buscar, por meio de conceitos e práticas da inovação, contribuir para o autodesenvolvimento, impulsionando os negócios já existente.

A "Smart Neves" é composta pelos colegas Filipe Queiroga, Karina Romano e Michael Soares, que trabalham juntos na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais justamente nas pautas de inovação, ciência e tecnologia, e estenderam o convite ao professor Paulo Tomaz, do IFMG.

Mas como se fomentar um ecossistema de inovação e empreendedorismo de alto impacto em uma região periférica como Ribeirão das Neves? De acordo com Michael Soares, "o principal ponto a ser abordado é conhecer realmente o ecossistema local, entender as fraquezas e potencialidades da região, somados a estratégias de fomento à cultura da inovação e desenvolvimento gradual de suas estruturas", afirma.

Sendo assim, a ideia inicial é de se realizar um diagnóstico do ecossistema local para agir de forma mais assertiva e seguindo esta linha, mapear, analisar e diagnosticar é fundamental para se conhecer os atores presentes e produzir as estratégias necessárias de forma mais assertiva.

Neste sentido, a "Smart Neves" iniciou uma construção de uma rede sólida e eficiente com diferentes atores do município, uma vez que o sucesso de qualquer empreendimento é mais garantido quando unimos nossas forças, principalmente quando se trata do fomento à inovação e empreendedorismo as parcerias são peça fundamental na construção de um ecossistema que gera resultados efetivos.

Para o professor Paulo Tomaz, "a premissa da organização sistêmica é que o todo é maior que a soma das partes, ou seja, as empresas trabalhando em conjunto de forma organizada e sinérgica alcançam melhores resultados que se estivessem agindo isoladamente. Essa mesma premissa é válida para a perspectiva de sistemas e ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Por isso destaca-se a importância de instituições que fomente a integração entre os diversos atores: empresários, talentos, pesquisadores, representante do poder públicos, lideranças sociais, dentre outros", comenta.

Ações

Algumas estratégias ainda incipientes vêm sendo inicialmente desenvolvidas paralelamente à construção do objetivo central que é o mapeamento pela "Smart Neves". Como algumas parcerias que trazem benefícios com acesso a cursos de capacitação e acesso a produções bibliográficas no campo dos negócios de forma gratuita para os empreendedores e interessados no tema no município. A ideia é que este "clube de benefícios" aporte cada vez mais oportunidades para eles.

Além disso, está sendo construída uma rede de mentores voluntários, que sejam especializados em várias temáticas do processo de gestão e desenvolvimento de novos negócios, que já está em uma fase avançada e em breve deve ser lançada.

Para o grupo é fato que a construção de um ecossistema inovador e empreendedor de alto impacto deve ser centrado nas pessoas, causando antes de tudo um impacto social, para aí sim termos a transformação econômica da região.

Esses e futuros benefícios podem ser acessados a todos que se interessarem através da aba comunidade no site da Smart Neves. Quem tiver interesse pode conferir as novidades também pelas redes sociais do grupo no Facebook, Instagram e LinkedIn.




0
0
0
s2smodern

bg contorno