Aconteceu em Ribeirão das Neves, no dia 10 de dezembro de 2010, o II Fórum Municipal de Saúde – A Consolidação do Matriciamento de Saúde Mental na Atenção Básica.
Organizado pela Saúde Mental e a Atenção Primária do Município, o Fórum teve por objetivo discutir os avanços da proposta de Matriciamento de Saúde Mental, após cinco anos de implantação deste modelo de cuidado ao usuário em sofrimento mental.
O Matriciamento consiste em ações de saúde mental desenvolvidas em parceria com as unidades de Estratégia da Saúde da Família com o objetivo de capacitar as equipes da atenção básica no manejo das situações de sofrimento comuns à vida cotidiana e no acompanhamento ao usuário em situações mais graves que residem no território de abrangência da saúde da família.
Este modelo de atenção possibilita o cuidado ao usuário em sofrimento mental em liberdade, no território onde reside e circula ao mesmo tempo em que fornece suporte técnico às equipes da saúde da família para o cuidado ao usuário. E, principalmente, contribui para a diminuição do preconceito existente em relação a estes usuários, fortalecendo a co-responsabilização na condução dos casos e contribuindo para a disseminação do direito à liberdade, ao trabalho, ao estudo e à vida em comunidade, os quais são todo e qualquer ser humano é possuidor.
O evento contou com a participação de palestrantes da equipe de saúde mental e dos municípios de Ipatinga, Belo Horizonte, Santa Luzia, Vespasiano, Esmeraldas, Araxá, Ouro Preto, Melo Viana, Pedro Leopoldo e Nova Serrana.
Estiveram também presentes os profissionais das 53 equipes de Saúde da Família e das 05 UBR (Unidades Básicas de Referência) e os profissionais dos 06 serviços de saúde mental do município (NAPS, CAPSad, CAPSi, Acolher, Veredas e Clara Mente.
PMRN