Para comemorar a data este ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema Gênero e Tabaco, com ênfase no marketing para mulheres, com o objetivo de alertar sobre os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente.
A Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) lança publicações sobre o tema, entre elas Gênero e Tabaco - As Mulheres e o Tabagismo, resultado de pesquisas feitas após um seminário promovido em março de 2009.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa das comemorações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) vai promover o plantio de flores como um contraponto aos males causados pelo cigarro. O Inca desenvolveu ainda peças promocionais para uma campanha com o slogan "Mulher, Você Merece Algo Melhor que o Cigarro!"
O Instituto do Coração (Incor) promove campanha comemorativa do Dia Mundial sem Tabaco, incluindo medição de monóxido de carbono no ar exalado pelo indivíduo, indicador importante do grau de poluição do organismo pelo cigarro. Haverá também campanha de atendimento e orientação ao público organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Na capital mineira, várias atividades marcam a data. Na rodovioária, um teste ajuda os fumantes a entenderem o que o vício anda fazendo com a saúde deles.