A água fornecida pela Copasa cumpre rigorosamente a Portaria 518 exigida pelo Ministério da Saúde com padrão de qualidade que garante saúde e quantidade suficiente para abastecimento de seus clientes. A empresa é responsável pela água que chega até o padrão dos imóveis. Para garantir a qualidade da água, a rede laboratorial da empresa, dotada de alta tecnologia, realiza mensalmente mais de um milhão de análises antes, durante e depois do processo de tratamento para detectar qualquer tipo de sabor, odor, substância química ou microorganismo prejudicial à saúde.
A caixa d água é necessária para reserva de água no caso de uma eventualidade qualquer, como, por exemplo, nos dias em que a Copasa estiver executando algum serviço de manutenção e precise desligar temporariamente a rede de abastecimento, e também, para os momentos de maior consumo no imóvel.
Mas não basta ter um reservatório. Para preservar a qualidade da água que chega até o padrão e vai até a torneira do imóvel é preciso alguns cuidados com as instalações hidráulicas e com a caixa d água para evitar algum tipo de contaminação.
Esses cuidados são: revisar as canalizações periodicamente, lavar a caixa d água de seis em seis meses, não deixar que ela fique destampada, principalmente durante o período de chuva, para que não entre nenhum inseto ou animal, se a caixa é subterrânea é preciso que ela esteja protegida contra as águas de enxurradas ou de esgotos e fossas e estar fora do alcance de crianças.
Como lavar a Caixa
1- Esvazie a caixa;
2- Escove bem as paredes e o fundo. Não use escova de aço;
3- Lave bem a caixa com jatos fortes de água
4- Num balde limpo, faça uma mistura de um litro de água sanitária e cinco litros de água pura;
5- Com uma broxa ou pano espalhe a mistura no fundo e nas paredes da caixa
6- Espere meia hora, para que a solução de água sanitária possa agir, desinfetando a caixa;
7- Lave novamente a caixa com um jato forte de água pura. É importante deixar a água escorrer. A caixa deve ficar vazia;
8- Agora, é só encher a caixa. Dentro de seis meses, repita essa operação.
Agência Minas