A Fundação Hemominas convida doadores voluntários de sangue, principalmente com Rh Negativo (O Negativo, A Negativo, B Negativo e AB Negativo), a comparecerem em suas unidades na capital e no interior. Nos últimos dias, a diminuição crítica dos tipos de sangue negativos foi registrada pela Hemominas em toda a sua rede, com uma baixa de cerca de 30% no comparecimento de doadores com esse Rh. Na maior unidade em Belo Horizonte – Alameda Ezequiel Dias, 321 - foi registrado o comparecimento desses doadores 50% menor que o movimento usual. Não foi identificada uma causa específica para esse refluxo dos doadores com Rh Negativo.
Todos os doadores, Rh Negativo ou Rh Positivo, podem comparecer nas unidades para a doação voluntária. A Rede Hemominas possui 19 unidades de coletas de sangue distribuídas em regiões estratégicas de Minas Gerais .
A incidência dos sangues negativos é menor na população em geral. No entanto, podem ser utilizados pelos hospitais em situações graves. Com a diminuição da oferta de hemácias Rh Negativo o tratamento emergencial pode ser prejudicado.
Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos; peso acima de 50 quilos; ter e estar com boa saúde; não apresentar sintomas de gripe; não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e não ter doença de chagas. Outros critérios serão avaliados na triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato à doação também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.
Agência Minas