O Hospital Municipal São Judas Tadeu recebeu uma unidade da Brinquedoteca Móvel, que consiste em dois grandes cubos sobrepostos e articulados, equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos e outros brinquedos, além de livros, lápis, jogos, DVDs, TVs, MP4 e fones de ouvidos. O brinquedo possui 1,40m de altura e 60 cm de profundidade e dispõe de rodas podendo ser usada em diversos ambientes. As bandejas móveis servem de suporte para as crianças brincarem no leito do hospital. O valor do equipamento é estimado em R$ 8 mil.
A Brinquedoteca Móvel é um projeto pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS) para beneficiar crianças e adolescentes pacientes de hospitais públicos e filantrópicos da rede Pro-Hosp. Os brinquedos que compõem a Brinquedoteca Móvel foram escolhidos cuidadosamente para atender crianças e adolescentes de um mês a 15 anos, seguindo a orientação de terapeutas ocupacionais e pedagogos.
O equipamento é desenvolvido em quatro modelos coloridos e ilustrados com animais da fauna brasileira como onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão e tem como finalidade ajudar no processo de cura de crianças e jovens, através de terapias complementares com atividades lúdicas, brincadeiras e risos. Segundo a terapeuta ocupacional do Hospital São Judas Tadeu, Fabiana Carla Matos da Cunha, a Brinquedoteca é muito importante para a recuperação destes pacientes.
A proposta das brinquedotecas começou na década de 1980, porém, não atendia as crianças acamadas. Hoje elas são móveis e atendem a todos os pacientes. Todos os equipamentos, brinquedos e cubos são higienizados antes do uso. A Brinquedoteca está em fase de implantação no hospital, e será feito um cronograma de uso pelos profissionais do estabelecimento.
Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves