All for Joomla All for Webmasters

Alerta para vacinação contra a febre amarela

Alerta para vacinação contra a febre amarelaQuem nunca se vacinou ou foi imunizado há mais de dez anos contra febre amarela, mora em Minas Gerais ou pretende viajar para campings, hotel fazenda, sítios, ou área rural de Minas ou outros estados da região Centro Oeste ou Norte do Brasil, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber uma dose da vacina e ficar protegido contra a doença.

Embora a febre amarela urbana não seja transmitida no país desde 1942, ainda ocorre a contaminação no ambiente silvestre. Nesses locais, a transmissão envolve primatas não humanos (PNH) e vetores silvestres da doença. Por isso é fundamental que todos se vacinem já que essa é a única maneira de evitar a doença.

Em 2008 foram confirmados quatro casos de febre amarela silvestre, sendo que três eram importados de Goiás e um caso autóctone em pessoa residente do município de Unaí (Noroeste do Estado). Em relação a casos em PNH (micos e macacos), foram confirmados sete casos em João Pinheiro, Arinos, Paracatu, Brasilândia de Minas, Natalândia, Unaí e Lagamar.


Vacina

A vacina é indicada para crianças a partir dos 9 meses de idade, com um reforço a cada 10 anos. Em áreas onde está ocorrendo a circulação do vírus, a vacina pode ser administrada a partir dos 6 meses de idade.

Estudos realizados demonstram que mais de 90% dos vacinados apresentam anticorpos no 10º dia após a vacinação e com uma validade de proteção de 10 anos. Existem alguns casos em que a vacina contra a febre amarela não é indicada, como crianças com menos de seis meses de idade e pessoas com alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. Mulheres grávidas, em qualquer fase da gestação, devem ter sua situação analisada por um médico para cada caso na vigência de surtos.


A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias) e de gravidade variável. A pessoa pode sentir febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A transmissão da enfermidade não é feita diretamente de uma pessoa para outra. Para isso, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado (nove a 12 dias), pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.

A única forma de evitar a febre amarela é a vacinação. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. É administrada em dose única a partir dos 9 meses de idade com reforço a cada 10 anos durante toda a vida, que residam ou irão viajar para área onde é recomendada a vacinação contra febre amarela.

Agência Minas

0
0
0
s2smodern

bg contorno