Começou neste sábado (25), em todo o país, a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que pretende atingir 80% da população com 60 anos ou mais. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é reduzir óbitos e internações causadas pelo vírus Influenza, causador da gripe. Além dos idosos, a população indígena também será vacinada.
A vacina é gratuita e estará disponível em cerca de 65 mil postos de vacinação em todo o país até o dia 8 de maio. Como hoje é o dia da mobilização nacional, os postos estarão abertos das 8h às 17h. Cerca de 240 mil pessoas estão trabalhando na campanha.
Além dos postos de saúde, outras instituições, como redes de supermercados, clubes, associações de moradores, entre outros, terão técnicos do Ministério da Saúde para aplicar a vacina. Mesmo aquela comunidade que não tem um posto de saúde permanente vai ter seu posto de vacinação.
A vacina é contra-indicada para quem tem alergia à proteína do ovo. Além disso, o ministério recomenda que pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, procurem um médico antes de se vacinar.
Agência Brasil