All for Joomla All for Webmasters

Estudante nevense de escola pública comemora aprovação em 1º lugar em curso na UFMG

Nicole Jordana Dias Ferreira, de 18 anos, foi aprovada em 1º lugar para cotistas via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela cursou todo o Ensino Médio na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Januário, em Justinópolis.

A jovem mora no bairro Elizabeth, vizinho à escola, e começou a se preparar no 2º ano do Ensino Médio, quando ingressou num cursinho popular. Durante a pandemia, no entanto, o preparatório encerrou as atividades e mudou a rotina de Nicole.

"Tive que montar um cronograma de estudos em casa com auxílio dos professores. Assistia muitos vídeos na internet, procurava exercícios para resolver", relatou.

A autonomia nos estudos não foi o único desafio. Sem uma estrutura adequada para prosseguir os estudos sozinha, ela foi obrigada a se adaptar.

"A pandemia prejudicou muito. Eu não tenho computador, utilizava um celular para navegar em busca de conhecimento", recordou.

O resultado, porém, foi recompensador. Ela, que num primeiro momento eu queria fazer psicologia, mudou de ideia a partir da experiência no Ensino Médio e escolheu Ciência Sociais.

"Fiquei muito emocionada com o 1º lugar. Eu estava receiosa em conseguir entrar numa faculdade pública vindo da minha realidade. Sou uma mulher preta, estudei em escola pública minha vida inteira, sou moradora da periferia, acho que é uma grande vitória", destacou.

Para quem vai encarar o desafio do vestibular nos próximos anos, a garota deixou seus conselhos.

"Não perder o foco. O processo é longo, mas você deve se manter focado e acreditar que é capaz. Além disso, temos uma estrutura muito boa na escola, profissionais qualificados dispostos a ajudar", finalizou.

Professor comemora

A aprovação da aluna na UFMG é uma realização também dos professores. Marcos Antônio Silva, que leciona a disciplina de sociologia, comemorou a conquista de Nicole. "O mérito total, a dedicação e o esforço, é dela, mas pelo simples fato de ter participado da trajetória dela é muito satisfatório e dá um gás para a docência", celebrou.

Para ele, é simbólicamente muito importante pelo fato de ser uma aluna de escola pública. "Para os outros alunos é um incentivo muito grande. A escola pública tem vários desafios, mas é uma ponte para a realização do sonho de diversos alunos. A escola pública, no nosso contexto, é talvez a única oportunidade de os jovens terem o talento aproveitado", exaltou.

Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno