All for Joomla All for Webmasters

Após qualificação no exterior, professora ganha prêmio da UFMG por projeto que valoriza vivência escolar

Liza Iole da Silva leciona desde 2015 em Ribeirão das Neves. Em 2019, a educadora desenvolveu um projeto para amenizar parte do estigma da violência no município. Ela participou do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica, no Canadá, colocou em prática os ensinamentos e recebeu o Prêmio de Relevância Acadêmica, concedido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2020.

O projeto "Redescobrir e valorizar o local onde eu vivo" foi executado na Escola Municipal Analito Pinto Monteiro, ao longo de 2019. A ideia era fazer os alunos, bem como pais, mães e responsáveis, conhecerem a história do lugar onde vivem para além das páginas policiais. Nas aulas, a professora levou os estudantes para uma horta (boa parte dos pais trabalham com agricultura familiar), para a igreja principal da cidade, mostrou a importância das mulheres na história da construção do município e casos de sucesso de moradores locais.

A experiência no Canadá, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi parte importante do trabalho. A professora passou julho e agosto de 2019 no país norte-americano. "Visitei escolas de educação infantil e ensino fundamental, participei de painéis com professores e diretores de escolas, houve uma troca de experiências muito enriquecedora", relata. A vivência serviu de base para a fase mais decisiva do projeto, realizada de setembro a novembro daquele ano.

Liza aplicou questionários antes e depois das atividades. No começo, mais de 50% dos entrevistados (alunos e responsáveis pelos estudantes) disseram não gostar de viver em Ribeirão das Neves. O número caiu para menos de 23%. "A CAPES foi um divisor de águas. Alguns alunos achavam que as escolas vizinhas, de Contagem e Belo Horizonte, eram melhores. Quando houve a aprovação da CAPES, teve o envolvimento, reforçou a autoestima das pessoas envolvidas e valorizou a escola em Ribeirão das Neves", conta.

O trabalho rendeu à professora o Prêmio de Relevância Acadêmica no 23º Encontro de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, entre 5 de agosto e 24 de outubro de 2020. A Universidade é a mesma em que Liza é mestranda, na Faculdade de Educação. Ela defenderá a dissertação, da qual o projeto faz parte, em 2021.

0
0
0
s2smodern

bg contorno