Termina na próxima terça-feira, 30 de outubro, o prazo para se inscrever no Vestibular 2019/1º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Neste processo seletivo, com oferta recorde no número de vagas, são oferecidas cerca de 4.800 oportunidades, distribuídas em 113 cursos, nas modalidades técnico (integrado e subsequente) e superior, em 18 cidades localizadas nas regiões Metropolitana, Central, Centro-oeste, Zona da Mata e Leste de Minas Gerais.
Em Ribeirão das Neves, serão ofertadas 40 vagas matutino para Bacharelado em Administração e 35 em Tecnologia em Processos Gerenciais noturno, no ensino superior, e no ensino técnico nos cursos de Administração, Eletrotécnica e Informática, sendo 17 vagas cada.
Os interessados devem acessar o site www.ifmg.edu.br, entrar na página do Vestibular, ler as informações dos editais e seguir os passos para efetuar a inscrição. Durante o processo, será preciso fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos ofertados são gratuitos.
Ações afirmativas
Do total de vagas, 50% estão reservadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são para ampla concorrência.
Ingresso pelo ENEM e SISU
Para concorrer às vagas de graduação, os candidatos terão duas opções de ingresso. A primeira é feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplicará provas, já que vai utilizar os resultados do Enem de 2018, 2017 ou 2016. Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação. A segunda opção é via SISU, em edital específico a ser lançado em janeiro de 2019.
São ofertados 51 cursos superiores, tais como: Administração, Agronomia, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, Física, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Geografia e Engenharia Civil.
Ingresso dos cursos técnicos
As provas do Vestibular (aplicadas somente para os cursos técnicos integrados e subsequentes) serão realizadas em 9 de dezembro de 2018. Nesse dia, o candidato deverá apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informará o local e horário de realização do exame e estará disponível na internet a partir de 3 de dezembro.
Entre os 62 cursos técnicos, há opções como Administração, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente, Automação Industrial, Mineração, Mecânica, Eletrotécnica, Edificações, Segurança do Trabalho, Nutrição e Metalurgia.