Oficinas, cursos, palestras, teatro e diversas outras oportunidades de estar em contato com temas ligados à tecnologia e à capacitação profissional. Ofertar tudo isso de forma gratuita à população é o objetivo da Semana de Ciência e Tecnologia, que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) promove entre os dias 24 e 27 de outubro, no campus em Ribeirão das Neves. O evento é aberto a estudantes e a toda comunidade. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves.
Com o tema "Ciência para a Redução das Desigualdades", a programação reunirá 25 especialistas de diferentes áreas, em 14 palestras e 20 oficinas. Também estão previstas seis mostras de trabalhos científicos, duas apresentações teatrais e dois dias de comunicação nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Entre os palestrantes convidados, estão o especialista em marketing, Thiago Petrocchi, que vai falar sobre como ingressar no mercado de trabalho; o assessor técnico da Secretaria de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Caio Benevides Pedra; e a professora Duda Salabert, que foi candidata ao Senado nas eleições.
Já as oficinas vão abordar temas importantes para quem está procurando emprego. No dia 24, às 13h30, será ofertada a oficina “Mercado de Trabalho e Empregabilidade”. Também na quarta-feira, às 20h, haverá oficina de “Finanças Pessoais”, e, às 21h, sobre “Bolsa Família, Tributos e Inclusão Social”. Já no dia 25, às 14h, a oficina será sobre “LinkedIn - Como utilizar a ferramenta”.
A abertura do evento será na próxima quarta-feira (24), às 8h30, no auditório do IFMG - Campus Ribeirão das Neves, situado à rua Taiobeiras, 169, bairro Sevilha. A programação completa está disponível no endereço https://doity.com.br/snctneves2018.
O evento em Ribeirão das Neves integra as atividades referentes à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja proposta é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.