A Secretaria de Estado de Educação (SEE) recebe, até esta quarta-feira (7), às 23h, as inscrições dos interessados à designação para o exercício na rede estadual de ensino em 2017. O prazo é uma das definições da Resolução SEE Nº 3.118/2016, que estabelece também os critérios para participação e classificação de todos os interessados no processo de cadastro.
Aqueles que ainda não efetuaram suas inscrições devem acessar o site www.designaeducacao.mg.gov.br. No ato, o candidato deverá informar dados como nome completo, CPF, data de nascimento, telefone, e-mail, além de criar um login de acesso, que permitirá novos acessos e alterações e correções no sistema, caso seja necessário. A cada mudança feita, um novo comprovante será gerado com as alterações e, para efeito de classificação, terão validade apenas os últimos dados inseridos.
A Secretaria de Estado de Educação ressalta aos candidatos que, antes de dar início ao processo, confirmem se existem, de fato, no município, a função e modalidade de ensino desejados. São permitidas até três inscrições, de livre escolha.
Segundo balanço da SEE, divulgado em 1º de dezembro, o número de inscritos já ultrapassava a marca de 514 mil (média geral de 1,67 inscrições por cadastro). Vale lembrar que o último processo de cadastro à designação foi realizado há dois anos, em 2014, com total aproximado de 740 mil candidatos inscritos.
Oportunidades
As inscrições para a designação são direcionadas às seguintes funções: Analista de Educação Básica (AEB) – nas habilitações de Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Terapeuta Ocupacional; Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB); Especialista em Educação Básica (EEB) – Orientador Educacional ou Supervisor Pedagógico; e Professor de Educação Básica (PEB).
A inscrição efetivada para o município permitirá ao candidato concorrer às vagas em todas as escolas estaduais localizadas na sede e nos distritos para as quais existam as vagas pretendidas. Vale lembrar que os dados informados pelo candidato no ato da inscrição deverão ser comprovados, no ato da designação, caso seja classificado.