Foi inaugurada nesta terça-feira (26), a unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC) em Ribeirão das Neves. Oportunidade para que os jovens e toda população nevense se capacitem para ingresso no mercado de trabalho. No município, a universidade aberta vai oferecer seis cursos profissionalizantes – analista de mídias sociais, desenhista de produtos gráficos, desenvolvedor de jogos eletrônicos, programador de dispositivos móveis, programador WEB e programador de sistemas – além de inglês e espanhol. As aulas serão ministradas na modalidade semipresencial: online e encontros na unidade, com auxílio de tutores. Além disso, mais de 100 cursos online também serão disponibilizados.
Com o objetivo de qualificação profissional gratuita por meio de uma rede de polos de educação a distância, o Uaitec integra o programa Minas Digital e representa mais um passo para expandir o acesso à educação, tecnologia e inovação no Estado. Durante a inauguração da unidade foi realizada uma demonstração de como funcionarão os cursos. Uma lousa interativa multimídia e a sala de videoconferência foram utilizados na apresentação. A ideia é que estes recursos revolucionem o conceito de aprendizagem, tanto na educação à distância, como na convencional. A lousa é uma ferramenta que vai possibilitar a conexão e reprodução de conteúdos, imagens e vídeos, simulação de 3D e navegação na internet.
O secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, destacou que o Uaitec não é apenas um equipamento de educação. "A proposta das nossas unidades em todo o Estado é fazer com que as pessoas venham, construam uma ideia de trabalho e as coloque em prática sendo remuneradas por isso. Quem entrar, fizer o curso, aprender, montar uma empresa e se instalar no programa do Estado vai receber salário. Consequentemente, é um programa que tem muto mais a ver com economia, emprego e juventude do que educação", enfatizou.
A prefeita Daniela Corrêa (PT) citou que 64% da população nevense tem até 29 anos e, portanto, os jovens precisam de atenção do poder público. "Este é um espaço próprio para oferecer serviços de educação e tecnologia aos nossos jovens", comemorou.
Os cursos de inglês, espanhol e programador de sistemas já estão com as vagas esgotadas, mas até sexta-feira (29), o cadastro no site do Uaitec ainda pode ser realizado para inscrição em outros cinco cursos na área de tecnologia. As aulas para os cursos semipresenciais começam no início de maio. A universidade aberta fica na rua Carmélia Loffi, 195, bairro Labanca. Informações pelo telefone (31) 3639-5838 ou pelo site uaitec.mg.gov.br.