A Comissão Permanente de Vestibular (Copeves) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) divulgou, nessa quarta-feira (6), as obras literárias que serão avaliadas durante as provas do Vestibular 02/2016.
Para os cursos Subsequentes, será "Dom Casmurro", de Machado de Assis. O livro foi publicado em 1900 e é um dos romances mais conhecidos do autor. Narra em primeira pessoa a estória de Bentinho que, por circunstância várias, passa a ser conhecido como Dom Casmurro. Órfão de pai, criado com desvelo pela mãe, protegido do mundo pelo círculo doméstico e familiar, Bentinho é destinado à vida sacerdotal, em cumprimento a uma antiga promessa materna.
Para os cursos Superiores, será "A Normalista", de Adolfo Caminha. O livro foi publicado em 1893 e é um dos romances mais naturalistas da nossa literatura e aborda questões polêmicas consideradas interditas pela ordem social e política reinante: o incesto e o adultério, sexo, traição, família, libido e desnuda seus personagens de toda e qualquer roupagem de pudor ou outra virtude que mereça algum louvor. O local em que se desenrola o romance é Fortaleza, no Ceará. A maioria das ações acontecem em ambiente fechado, caracterizado sempre como um lugar simples, sem luxo e povoado de sentimentos pequenos.
Vestibular
As inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2016/2 do IFMG estão programadas para ocorrer entre 1º de maio e 1º de junho. As provas serão realizadas no dia três de julho e os editais com as informações de isenção, além das vagas e cursos serão publicados em breve.