Durante 15 dias, uma sala de aula da E. M. Hugo Augusto Guimarães, no bairro Jardim Colonial, em Ribeirão das Neves, se transformou em casa para uma família de quatro pessoas desabrigadas por causa da chuva e o início do ano letivo precisou ser adiado para 450 alunos. A situação foi retratada pela TV Record Minas.
A instituição de ensino recebeu os novos residentes no dia 1º de fevereiro. Um temporal deixou a casa da família ameaçada e eles precisaram sair do imóvel. Mãe, pais e os dois filhos ficaram no colégio até a noite da última segunda-feira (15).
A diretora da instituição, Ieda Maria de Melo Oliveira, afirmou à reportagem que foi comunicada pela Prefeitura ainda durante as férias. A princípio, sete famílias usariam a escola como abrigo. O colégio deveria ter iniciado o ano letivo no dia 11 de fevereiro, mas aulas só foram retomadas na última terça-feira (16).
Em nota à Record Minas, a Prefeitura de Ribeirão das Neves afirmou que "a primeira ação de um governo é dar atendimento emergencial às famílias em necessidade, sobretudo em casos de desabamento ou de sua ameaça. Os locais que podem ser utilizados pela prefeitura para o encaminhamento dessas famílias são os equipamentos públicos. Situações semelhantes são vividas a todo o instante em outras cidades do interior e também do País.