O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) promoveu, nessa segunda-feira (15), a aula inaugural do novo campus da instituição em Ribeirão das Neves. O evento contou com a palestra do professor Carlos Azevedo, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que falou sobre a aprovação do Marco Legal do setor.
O diretor-geral, professor Charles Diniz, agradeceu o emprenho de todos os colaboradores na mudança para o espaço e convidou a prefeita Daniela Corrêa (PT) a "mudar a marca de Neves". Segundo ele, o novo campus do instituto e a desativação da penitenciária José Maria Alkimin e consequente construção de um pólo de educação e cultura no local vão transformar a cidade. "Vamos ser um orgulho para Neves, para Minas e para o Brasil", disse entusiasmado.
Para a prefeita Daniela Corrêa, a inauguração do campus foi um dia histórico para a cidade e lembrou a atenção do Governo Federal com a cidade. "Estamos dando uma resposta ao tempo dos presídios, do abandono, quando éramos vistos como quintal de Belo Horizonte. Devemos reconhecer a transformação de Ribeirão das Neves depois da primeira visita do (ex-)presidente Lula", afirmou.
O novo campus do IFMG funciona na rua Taiobeiras, 169, bairro Sevilha B, em um terreno com 56,6 mil m2, que contempla, além das salas de aula, laboratórios de informática, auditório, biblioteca, centro de vivência, refeitório, anfiteatro, ginásio de esportes e quadra externa.