O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (5), o resultado preliminar, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. A divulgação das notas finais ocorrerá no dia 27.
Em Ribeirão das Neves, a melhor média foi da Rede de Ensino Gênesis, com 579,3, levemente superior aos 573,91 pontos de 2013. A escola destaca-se por ser a única da rede privada e com indicador de nível socioeconômico considerado alto na cidade a participar do exame.
Na segunda posição, aparece novamente a E. E. Cidade dos Meninos, com média 513,4. Em terceiro, vem a E. E. João Gonçalves Neto com notas 507,2. As escolas também obtiveram médias melhores em relação ao exame anterior.
A lista das escolas nevenses listadas pelo Enem segue com a E. E. José Joaquim Lages (499,8), E. E. Alizon Themoter Costa (499,3), E. E. José Bonifácio Nogueira (494,8), E. E. Maria Pereira de Araújo (486,2), E. E. Carmélia Gonçalves Loffi (484,5), E. E. Custódio Félix (480,2) e E. E. do bairro Rosaneves (475,3).
Para ter a nota divulgada, é exigido que pelo menos dez alunos tenham participado da edição do Enem em 2014 e que no mínimo 50% de todos os estudantes tenham feito o exame. Foram considerados os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular. Desses, foram levados em conta os alunos que fizeram as quatro provas objetivas e a prova de redação, desde que não tenham tirado nota zero nas provas objetivas.
Caso o gestor discorde do resultado da sua escola, pode apresentar recurso no prazo de até dez dias a partir da divulgação das notas preliminares. Os resultados finais são divulgados somente após a análise dos recursos.