A Prefeitura de Ribeirão das Neves empossou, na última sexta-feira (23), no auditório do Caic, os novos diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino, escolhidos por votação popular feita pela comunidade escolar em dezembro do ano passado. Os novos dirigentes terão mandatos de três anos.
Ao todo, 53 unidades escolares estavam aptas a participar do processo. Desse número, 52 apresentaram inscrição de chapas, sendo 46 delas chapas únicas. Para o secretário de educação, Marcelo Horta, esse quadro mostra o "processo de amadurecimento" da participação da comunidade escolar.
Marcelo ressaltou que a atual gestão sempre defendeu a eleição popular para diretor escolar. "Um dos primeiros pontos da nossa luta pela educação é democratizar a escolha dos dirigentes escolares", afirmou o secretário em entrevista ao radialista Edelson Augusto, da Rádio Conexão Neves.
Para participar do pleito, o interessado tem que ser funcionário de carreira, estar trabalhando na unidade e ter formação superior ou especialização em magistério ou licenciatura. Os atuais diretores e vice-diretores também puderam concorrer às vagas em suas escolas.