A comunidade escolar de Ribeirão das Neves vai às urnas, neste sábado (6), das 8h às 17h, eleger os diretores da rede pública municipal em votação direta. Estão aptos a participar da votação pais ou representantes legais dos alunos, estudantes acima dos 14 anos e o próprio corpo escolar.
Ao todo, 53 unidades escolares estão aptas a participar do processo. Desse número, 52 apresentaram inscrição de chapas, sendo 46 delas chapas únicas. Para o secretário de educação, Marcelo Horta, esse quadro mostra o "processo de amadurecimento" da participação da comunidade escolar.
Marcelo ressaltou que a atual gestão sempre defendeu a eleição popular para diretor escolar. "Um dos primeiros pontos da nossa luta pela educação é democratizar a escolha dos dirigentes escolares", afirmou o secretário em entrevista ao radialista Edelson Augusto, da Rádio Conexão Neves.
Para participar do pleito, o interessado tem que ser funcionário de carreira, estar trabalhando na unidade e ter formação superior ou especialização em magistério ou licenciatura. Os atuais diretores e vice-diretores também podem concorrer às vagas em suas escolas.
Encontros
Depois que a prefeita Daniela Corrêa (PT) sancionou a lei, a Secretaria de Educação realizou uma série de encontros para definir as diretrizes do processo para a escolha de diretores e vices de escolas municipais. Em novembro foram realizados encontros nas três regionais, com a participação de integrantes da comissão organizadora, de conselhos ligados ao setor, sindicatos, servidores, profissionais da área e da sociedade civil.