O curso de bacharelado em Tecnologia em Processos Gerenciais do campus Ribeirão das Neves do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) obteve o conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2012), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A prova do Enade envolve questões sobre a formação geral do estudante e sobre sua formação específica, essas notas são insumos da fórmula para o cálculo do conceito final do curso.
No país, apenas 12 cursos de Tecnologia em Gestão Financeira e de Tecnologia em Processos Gerenciais obtiveram o conceito máximo. Em Minas Gerais, o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do campus nevense foi o único a obter nota 5.
O reitor do IFMG, professor Caio Mário Bueno Silva, parabenizou as comunidades dos campi Bambuí, Formiga, Ribeirão das Neves e Sabará pelos excelentes resultados no Enade e destacou os resultados desses dois últimos campi, ambos instalados em estruturas provisórias. "Esses exemplos mostram que a qualidade do ensino está mais associada ao comprometimento da comunidade acadêmica do que a uma estrutura física ideal", avaliou.
A coordenadora dos cursos superiores do campus Ribeirão das Neves, Paula de Oliveira e Silva Rezende, comentou a performance dos alunos no exame. "O desempenho dos alunos do Campus Ribeirão das Neves é uma conquista de toda a comunidade! Demonstra o comprometimento e a seriedade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos desde que começamos em 2011. A sede de conhecimento dos nossos meninos e meninas que desde o início do curso estudaram, perguntaram, aprenderam na prática do dia a dia a resolver problemas, a propor soluções, a resolver conflitos, a serem gestores. A nota 5 no Enade é um reconhecimento público dos esforços desenvolvidos por todos que participam, direta e indiretamente, das atividades acadêmicas", disse.
Enade
O Enade funciona a partir da aplicação de uma prova, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior. O Enade 2013, marcado para o dia 24 de novembro, avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social.