Foto: Divulgação/Utramig
Nesta semana, 80 detentos do Complexo Penitenciário de Ribeirão das neves iniciaram os cursos técnicos de Informática e Segurança do Trabalho. Os cursos forma desenvolvidos especialmente pela Diretoria de Ensino a Distância da Utramig, e concretizados a partir de convênio entre a Fundação de Educação para o Trabalho, a Gestores Prisionais Associados (GPA), responsável pelo complexo, e a MRV Engenharia.
Na abertura dos cursos, com a presença do presidente da Utramig, Lindomar Gomes, da diretora de Ensino a Distância da instituição, Tatiane Soares de Paula, de autoridades do Governo de Minas Gerais, da diretoria do presídio e da MRV Engenharia, a Banda New Talents – projeto pioneiro de ensino da Língua Inglesa por meio da música, formada por internos violonistas, guitarristas, baixistas e vocalistas – emocionou os participantes.
A banda é apenas um dos projetos que diferencia o presídio em todo o país. Outro projeto, o Portas Abertas, por exemplo, com aulas de pintura e desenho técnico com caráter profissionalizante, já gera renda para famílias dos detentos participantes. Com três unidades – duas de regime fechado e uma de semi-aberto – o complexo foi baseado no sistema europeu, mas com foco na ressocialização.
O presidente da Utramig ressaltou a importância da parceria que possibilitou a realização dos cursos justamente pela possibilidade de reinserção dos detentos na sociedade com uma profissão que lhe garanta um futuro digno. "Estamos educando a longo prazo, para resgatar e transformar vidas por meio da educação. É o Governo de Minas Gerais contribuindo para que o detento receba uma qualificação técnica e uma certificação para ser usada após o cumprimento da pena", destacou Lindomar.