A Polícia Militar de Minas Gerais e a Prefeitura de Ribeirão das Neves inauguraram, na tarde desta quinta-feira (13), no 40º Batalhão de Bolícia Militar, a Central de Videomonitoramento do Olho Vivo, que irá auxiliar no policiamento da região Central e de Justinópolis.
De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que a implantação do projeto na cidade traga resultados preventivos para a segurança pública. Dados da PM revelam que o sistema reduz entre 35 e 45% o número de ocorrências nas regiões onde está implantado.
Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona 24 horas, através do telefone 190. Os profissionais da central de monitoramento, que ficará instalada no próprio batalhão, buscam a imagem do ato delituoso informado, e acionam pelo rádio os operadores de segurança mais próximos da vitimização, para procederam a abordagem e efetuarem a prisão ou apreensão, se menor de idade, do infrator. As imagens também servirão como peças de inquéritos na investigação da Polícia Civil.
Para a instalação dos equipamentos do Olho Vivo no município foram investidos R$ 3,3 milhões. O sistema conta com 32 câmeras, sendo 16 no Centro e 16 em Justinópolis. Por meio de rede de fibra óptica, as imagens das ruas são transmitidas em alta velocidade e com fidelidade à Central do Olho Vivo, onde são visualizadas, gravadas, reproduzidas e arquivadas.
A previsão é de que o programa seja ampliado também para outras regiões do município.