O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de Minas Gerais iniciou, nesta terça-feira (3), um treinamento teórico e prático com o objetivo de preparar as equipes participantes para atuação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A capacitação, com duração de uma semana, tem por objetivo aperfeiçoar a temática do bioterrorismo e as intervenções quanto à detecção e identificação de ameaças e incidentes químicos, biológicos e radiológicos.
Nesta quinta-feira (5), uma nova etapa do treinamento ocorrerá no 40º Batalhão de Polícia Militar, em Ribeirão das Neves. No local, segundo o comandante do Gate, os participantes vão acompanhar a aplicação de tecnologias e equipamentos desenvolvidos para o enfrentamento de ameaças bioterroristas, além de estratégias de contenção no caso de explosões e detonações, entre outras situações de risco.
O treinamento reúne um total de 20 participantes, entre membros da Funed, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Exército Brasileiro e da Polícia Federal, todos já com formação, habilidades e desempenho nessa área.